A peça de teatro "Não Disfarces", baseada no podcast homónimo de Maria Clementina Almada, lançado em novembro de 2023, está quase a chegar ao Porto. Depois do sucesso que fez no Teatro Villaret, em Lisboa, quando esgotou as quatro datas marcadas em maio, e atualizou o calendário para mais uma data extra na próxima segunda-feira, 1 de julho, a cidade Invicta vai receber o tão esperado espetáculo e já pedido por muitos. 

“Não Disfarces”. Maria Clementina é só uma, mas interpreta 9 personagens na peça inspirada no podcast viral
“Não Disfarces”. Maria Clementina é só uma, mas interpreta 9 personagens na peça inspirada no podcast viral
Ver artigo

No dia 2 de julho, às 21 horas, as nove personalidades de Maria Clementina vão subir ao palco do Auditório Francisco de Assis, baseadas no cruzamento entre o Eneagrama, uma técnica de autoconhecimento, e o humor. A autora dá continuidade às conversas que tem com o seu contracena Vítor Costa, um facilitador especializado desde 2010 neste mapa de autoconhecimento, que revela então nove tipos de motivações internas distintas no ser humano, das mais primárias às mais elevadas.

Em palco, Maria Clementina expõe a sua própria personagem, a idealista, (tipo 4), a par das restantes caricaturas fictícias que cria e interpreta: Felismina Perfeito, a perfeccionista (tipo 1), Paula Carinho, a prestativa (tipo 2), Joana Máximo, a concretizadora (tipo 3), Sofia Mestre, a investigadora (tipo 5), Bebita, a questionadora (tipo 6), Mel Morango, a entusiasta (tipo 7), Leonilde Fortes, a desafiadora (tipo 8) e Aura Sereno, a pacifista (tipo 9). Tudo isto misturado, claro, com o humor. 

“Há um momento em que eu saio de mim, tenho uma mala ao meu lado com disfarces, com perucas, óculos e tudo, e começo a mascarar-me ao vivo. Isto vê-se tudo nos vídeos, o meu processo de caracterização é filmado. É tudo em tempo real e, de repente, já estou noutra personagem", disse Maria Clementina numa entrevista à MAGG, em abril.

O resultado deste espetáculo promete assim uma fusão única entre teatro e workshop imersivo de eneagrama, com muita música e humor, convidando o espectador ao riso e à autorreflexão. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais e custam 16€.