O Festival Internacional de Cinema de Veneza, que decorreu entre 29 de agosto e 8 de setembro, pôs o mundo a falar (ainda mais) sobre Bradley Cooper e Lady Gaga. Porquê? Porque ambos são os protagonistas de "Assim Nasce uma Estrela", que teve a sua estreia na cidade italiana — e foi tão bem recebido que a ovação durou oito minutos.
O filme, que marca a estreia de Cooper na realização, já teve várias adaptações ao longo dos anos. Barbra Streisand e Kris Kristofferson foram as estrelas do último em 1976, mas parece que Hollywood não quer deixar esquecer este drama musical.
A versão de 2018 conta a história de um cantor de country Jackson Maine (Bradley Cooper) que se apaixona por Ally (Lady Gaga), uma talentosa empregada de mesa e cantora. Encantado, convence Ally a tentar a sua sorte numa carreira na música enquanto a sua começa a deteriorar-se.
A estreia do filme ficou marcada por um relâmpago que deixou a sala sem eletricidade durante 15 minutos, Bradley Cooper pediu a Lady Gaga para tirar a maquilhagem e algumas cenas foram filmadas no Coachella. Contamos-lhe tudo sobre "Assim Nasce uma Estrela", que chega a Portugal a 11 de outubro — e pode ser um forte candidato para os Óscares.
É o primeiro filme realizado por Bradley Cooper
Segundo o MSN, antes de se tornar ator Bradley Cooper sonhava ser realizador. Este começou a planear o filme enquanto trabalhava como produtor e protagonista em “Sniper Americano” (2014). Só depois de Cooper e Gaga terem feito uma audição juntos é que a Warner Bros. reconheceu a química de ambos e deu luz verde ao filme.
É também o quarto remake do musical
A primeira versão do filme estreou em 1937. Foi realizada por William A. Wellman e tinha como protagonistas Janet Gaynor e Frederic March. Depois deste foram feitas mais duas versões. Em 1954, com Judy Garland e James Mason, e em 1976 com Barbra Streisand e Kris Kristofferson. Apesar de ser um número já considerado exagerado para um remake, o filme de 2018 tem vindo a ser elogiado como um “clássico” e uma “obra-prima”. Mas já vamos falar mais sobre a receção do filme.
Beyoncé foi a primeira escolha para interpretar Ally
Em 2011, o veterano Clint Eastwood tencionava fazer um remake de “Assim Nasce uma Estrela”, com Beyoncé no papel principal. Contudo, devido à gravidez da cantora, esta teve de desistir do projeto. Até haver confirmações, nomes como Jennifer Lopez, Demi Lovato, Rihanna e Janelle Monáe foram surgindo na imprensa como possíveis contratações. Mas não passaram de rumores. No papel de Jackson Main houve também negociações com Leonardo DiCaprio, Will Smith, Christian Bale e Tom Cruise, mas foi Bradley Cooper quem acabou por agarrar o projeto, tanto como protagonista como realizador.
Bradley Cooper pediu a Lady Gaga para tirar a maquilhagem
É raro vermos atrizes sem maquilhagem, tanto à frente das câmaras como em eventos públicos. Contudo, foi exatamente essa “máscara” que Bradley Cooper proibiu. Quando o realizador e a cantora se encontraram em casa desta para fazerem a audição, Cooper pegou numa toalhita desmaquilhante e pediu que Gaga tirasse a maquilhagem toda da cara. “Pôs-me exatamente onde eu precisava de estar, porque quando a minha personagem falar do quão feia se sente, foi de facto real”, disse Lady Gaga ao “LA Times”.
Os protagonistas tiveram uma química imediata
Em várias entrevistas, tanto Bradley Cooper como Lady Gaga gostam de recordar o momento em que cantaram pela primeira vez juntos. “Sentámo-nos em frente do piano em minha casa, ouvi-o a cantar e lembro-me de parar de tocar e dizer: ‘Ó meu deus, Bradley, tu sabes mesmo cantar’ e continuámos”, disse Gaga ao “Entertainment Weekly”. Durante a conferência de imprensa no Festival Internacional de Cinema de Veneza, Bradley Cooper elogiou Gaga, dizendo que “toda a equipa parava para ouvi-la cantar” e que era um momento especial e único ouvir a artista a atuar.
Lady Gaga pediu que as cenas fossem cantadas ao vivo
A cantora revelou que nunca gostou quando nos filmes os atores não acertam na sincronia quando fazem playback. Por isso, para o mesmo não acontecer em “Assim Nasce uma Estrela”, convenceu Bradley Cooper a cantar ao vivo. O ator acabou por ter aulas intensivas de canto para controlar melhor a voz, e só mais tarde é que se apercebeu que cantar bem é mais difícil do que pensava.
Algumas cenas foram filmadas no Coachella
Como pode ser visto no trailer, há vários momentos de Cooper e Gaga em palco a cantar. Acontece que algumas delas foram filmadas durante o Coachella em 2017, o famoso festival anual na Califórnia, onde a cantora foi cabeça de cartaz nesse ano. Quem queria fazer parte da audiência apenas teve de levar roupas country vestidas e pagar 8€, cujo lucro total foi remetido para a fundação Born This Way, criada pela Lady Gaga.
Outras cenas foram também filmadas no festival Stagecoach, que durou apenas oito minutos a serem gravados, e em Glastonbury, onde estiveram cerca de 80 mil pessoas.
Recebeu uma ovação de pé no Venice Film Festival
O filme estreou no festival em Itália a 31 de agosto, e a receção foi tão caloros que recebeu uma ovação de pé durante oito minutos. Curiosamente, durante a sessão a sala de cinema foi atingida por um relâmpago, o que resultou numa falha de energia. O problema resolveu-se nos 15 minutos seguintes e prosseguiu-se com o visionamento.
Já é um forte candidato aos Óscares
Às vezes há remakes que vêm por bem. Por muitos que sejam, e raros são os que nos impressionam, há alguns que acabam por valer a pena. E parece ser o caso de “Assim Nasceu uma Estrela”.
O filme ainda não chegou aos cinemas nacionais e internacionais, e já tem sido motivo de discussão nos festivais de cinema. Ao que parece, Bradley Cooper teve uma excelente estreia como realizador. Em destaque estão as interpretações de Cooper e Gaga, mas o trabalho de realização não fica atrás. Alonso Duralde, de “The Wrap”, diz que “Cooper e Lady Gaga são dinamite juntos” e elogia especialmente a química entre ambos. Quanto ao “The Telegraph”, Robbie Collin escreve: “A história pode ser antiga, mas é também eletricamente fresca”. Stephanie Zacharek da revista “Time” destaca o trabalho de Cooper: “É ótimo ver que um realizador estreante se preocupa mais com a história do que em impressionar-nos. Cooper foi sucedido em criar um melodrama incrível na era moderna”.
O filme, que estreia a 11 de outubro em Portugal, encontra-se de momento com uma pontuação de 9.4 em 10 no IMDb e 87 em 100 no Metascore. No Rotten Tomatoes, já se encontra nos 88% em 100.