É impossível não pensamos em Pixar Animation Studios e não nos lembrarmo-nos de filmes de animação como "Toy Story", "Monstros e Companhia" ou "WALL-E". Com o objetivo de promover novas formas criativas de contar pequenas histórias, a Pixar, uma das subsidiárias da Disney, lançou um novo projeto, o SparkShorts.
"Damos aos realizadores uma pequena quantidade de dinheiro e uma pequena quantidade de tempo e eles podem realizar o tipo de filmes que quiserem", disse o líder de produção de SparkShorts, David Lally, no vídeo de apresentação do projeto.
Ao longo de seis meses, qualquer membro da equipa da Pixar tem a oportunidade de realizar uma curta em qualquer estilo de animação queira, que seja animação 2D, stop motion, ou outros.
O programa SparkShorts permite também que sejam "contadas" histórias com estilos diferentes daqueles que a Pixar tem levado ao grande ecrã nos últimos 20 anos e que abordem temáticas mais adultas.
Para já foram apresentadas três curtas deste programa através do canal de YouTube do estúdio americano. "Purl", "Smash and Grab" e "Kitbull" foram os primeiros conteúdos da Pixar a ter estreia em absoluto neste canal.
A curta "Purl" foi lançada 4 de fevereiro e contou com Kristen Lester como realizadora e Gillian Libbert-Duncan como produtora. A história foca-se em "Purl", uma pequena bola de lã que é contratada para trabalhar numa empresa com uma cultura e forma de estar completamente diferente da sua.
Já "Smash and Grab" foi lançado a 11 de fevereiro e conta a história de dois robôs que, cansados de fazer sempre o mesmo trabalho repetitivo, vão em busca da sua liberdade. A curta foi realizada por Brian Larsen e produzida pelo líder de produção do projeto SparkShorts, David Lally.
"Kitbull" foi realizado por Rosana Sullivan, produzido por Kathryn Hendrickson e foi lançado a 18 de fevereiro. A curta centra-se na peculiar história de amizade entre um pequeno e arisco gato de rua e um cão de raça de pitbull que só quer ser amado.
Foi também anunciado o lançamento de outras três curtas. "Loop", "Wind" e "Float" serão lançadas ainda este ano, no entanto, ainda não é conhecido se serão também lançadas no YouTube ou se serão lançadas através do Disney +, a plataforma de streaming que a Disney irá lançar nos Estados Unidos para concorrer contra a HBO Go e a Netflix.