Natalie Portman nunca perde a classe, mas também não deixa nada por dizer. Veja-se o que aconteceu nos Globos de Ouro de 2018: no momento em que apresentava os candidatos à categoria de Melhor Realizador, a atriz fez questão de dizer: "E aqui estão os nomeados, todos masculinos" (tradução livre para "all male nominees").

Na 92.ª edição dos Óscares, que teve lugar na madrugada de domingo, 10 de fevereiro, Portman vestiu o seu statment. Literalmente: na capa do vestido preto e dourado da Dior Haute Couture, a atriz bordou o nome de todas as mulheres realizadoras que não foram nomeadas nesta categoria. Esta foi preenchida apenas por candidatos homens, o que trouxe para a passadeira vermelha um problema que persiste: a falta de reconhecimento e de visibilidade que é dado em Hollywood ao trabalho de mulheres.

Homenageou oito mulheres: Lulu Wang, que realizou "A Despedida", Greta Gerwing pelo seu trabalho em "Mulherzinhas", Lorena Scafaria, realizadora de "Ousadas e Golpistas", Melina Matsoukas, que realizou "Queen & Slim", Marielle Heller, por "Um Amigo Extraordinário", Mati Diop, pelo seu trabalho em "Atlantics", Alma Har'el por "Honey Boy" e ainda Célina Sciamma por "Portrait of a Lady on Fire".

Óscares. Do quase desastre de Diane Keaton a Eminem, saiba tudo o que aconteceu na gala
Óscares. Do quase desastre de Diane Keaton a Eminem, saiba tudo o que aconteceu na gala
Ver artigo

"Eu quis reconhecer todas as mulheres que não foram distinguidas pelo seu trabalho incrível este ano, da minha forma subtil", explicou na passagem pela passadeira vermelha.

De todos os nomes que levou escritos na sua capa, apenas o trabalho de Greta Gerwing foi reconhecido: era um dos nomeados nas categorias de Melhor Filme e Melhor Guião Adaptado, não tendo levado nenhum dos prémios para casa.

Newsletter

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.