Em 2021, Portugal ouvia pela primeira vez a música que viria a tornar-se um hino (ou uma irritação, dependendo da perspetiva). A MAGG revelava-lhe que era a cantora Carolina Milhanas que entoava "quem trouxe? quem trouxe? Foi o Pingo Doce" e a música acabaria por ficar no imaginário coletivo.

Dois anos depois, e a menos de dois meses do Natal, a cadeia de supermercados acaba de lançar o spot promocional desta época festiva. A música é a mesma mas, desta vez, com uma voz masculina. Fernando Daniel foi o escolhido para, este ano, cantar a música composta pelos Estúdio Barulho (Quim Albergaria e Ivo Costa).

A escolha do cantor natural de Estarreja, distrito de Aveiro, não acontece ao acaso. A ligação de Fernando Daniel a esta canção remonta a 2021, quando fez uma versão acústica da música e a partilhou nas redes sociais. "Ao publicar nas suas redes sociais uma versão acústica do ‘Quem Trouxe’, de repente amplificou-se de uma forma só comparável aos jovens a cantar e dançar a música no Urban Beach, algo inesperado, mas que aconteceu. É a cultura popular e é isso que vamos ver nesta campanha”, explica Pedro Gonçalves, um dos diretores criativos da BBDO, agência responsável pela campanha de Natal do Pingo Doce.

Fernando Daniel também já falou sobre a novidade na rede social Instagram. "Surpresa! Este ano sou eu quem canta a famosa canção de Natal do Pingo Doce que já todos vocês sabem de cor. Preparem-se para ficar a cantar comigo 'quem trouxe, quem trouxe...' durante os próximos dois meses. Está oficialmente aberta a época natalícia!", escreveu o artista.

Veja aqui a campanha na íntegra