A discografia de Taylor Swift voltou a crescer. Depois de anunciar um novo álbum em fevereiro, em plena cerimónia dos Grammy, "The Tortured Poets Department" ("O Departamento dos Poetas Torturados") foi lançado na madrugada desta sexta-feira, 19 de abril. Este é o 11.º disco da cantora, dos quais quatro já fizeram com que ganhasse na categoria de Álbum do Ano – e este também promete vir mexer com a indústria.

Isto fica patente a partir do momento em que este novo disco é bastante mais longo do que se antecipava. Melhor ainda, é um álbum duplo, já que tem mais de uma dezena de faixas do que aquelas com que os fãs estavam a contar inicialmente. De acordo com Taylor Swift, isto deve-se ao facto de ter "tanta poesia tortuosa" para dar a conhecer ao mundo.

"Escrevi tanta poesia torturada nos últimos dois anos e queria partilhar tudo convosco, por isso aqui está a segunda parte de 'TTPD: The Anthology'. 15 canções extra,", começou por escrever na legenda de uma publicação no Instagram. "E agora a história já não é minha... é toda vossa", rematou.

Trocado por miúdos, "The Tortured Poets Department" é o 11.º álbum, que reúne 16 faixas, tal como a cantora tem vindo a promover nas redes sociais desde o anúncio oficial no certame de fevereiro. Este também conta uma música bónus, "The Manuscript". Contudo, há ainda uma versão extra com 15 faixas adicionais.

"The Tortured Poets Department: The Anthology" é, de acordo com a publicação da artista nas redes sociais, uma "antologia de obras inéditas que refletem acontecimentos, opiniões e sentimentos de um momento fugaz e fatalista, simultaneamente sensacional e triste". Como sempre, os fãs acreditam que o conteúdo das novas faixas incide sobre os ex-companheiros de Taylor Swift.

Dos campos para a TV. Namorado de Taylor Swift vai estrear-se como apresentador
Dos campos para a TV. Namorado de Taylor Swift vai estrear-se como apresentador
Ver artigo

Desta vez, a teoria dominante é que o álbum se concentra na sua última relação de longa data, antes de a cantora se juntar com Travis Kelce. Estamos a falar do ator britânico Joe Alwyn, com quem Taylor Swift começou a namorar em 2016. Sempre mantiveram a relação bastante privada e, em abril de 2023, começaram a circular notícias de que a dupla tinha terminado tudo.

Joe Alwyn, que se destacou no filme "A Favorita", e o seu colega Paul Mescal, que se popularizou pela presença em "Normal People", revelaram em 2022 que tinham um grupo de conversas denominado "The Tortured Man Club" (O Clube do Homem Torturado, em português), no qual também estava Andrew Scott, de "Fleabag". Por isso, acredita-se que o título do novo disco faça alusão a este grupo, segundo o "Daily Mail".

Por isso, no total, os fãs estavam à espera de apenas 16 faixas e acordaram, esta sexta-feira, 19 de abril, com quase o dobro de novas canções para ouvir e cantar. São mais de duas horas de música para memorizar, antes que Taylor Swift chegue a Lisboa para os seus concertos da "The Eras Tour", que vai passar pelo Estádio da Luz, em Lisboa, nos dias 24 e 25 de maio.

Veja todas as faixas.

The Tortured Poets Department

  1. Fortnight (ft. Post Malone)
  2. The Tortured Poets Department
  3. My Boy Only Breaks His Favorite Toys
  4. Down Bad
  5. So Long, London
  6. But Daddy I Love Him
  7. Fresh Out the Slammer
  8. Florida!!!! (ft. Florence and the Machine)
  9. Guilty as Sin?
  10. Who’s Afraid of Little Old Me?
  11. I Can Fix Him (No Really I Can)
  12. loml
  13. I Can Do It With a Broken Heart
  14. The Smallest Man Who Ever Lived
  15. The Alchemy
  16. Clara Bow

The Tortured Poets Department: The Anthology

  1. The Black Dog
  2. imgonnagetyouback
  3. The Albatross
  4. Chloe or Sam or Sophia or Marcus
  5. How Did It End?
  6. So High School
  7. I Hate Ir Here
  8. thanK you aIMee
  9. I Look in People's Windows
  10. The Prophecy
  11. Cassandra
  12. Peter
  13. The Bolter
  14. Robin
  15. The Manuscript