Todos sabemos que a moda é cíclica, pelo que não é de espantar que a mais recente obsessão dos fashionistas seja uma moda antiga: o polo. Sim, esta peça que, durante anos, foi sinónimo de looks mais preppy, está de volta e o seu colarinho rígido e com botões discretos é hoje o símbolo máximo do renascimento desta estética.
Marcas como Sandy Liang, Miu Miu e Ralph Lauren estão a reinterpretar o clássico à luz da irreverência contemporânea. Há duplas de polos com colarinhos sobrepostos (olá novamente, double collar), riscas contrastantes, combinações inesperadas com saias lápis ou calças cargo, pérolas e ténis retro. A palavra de ordem é subversão.
Inspire-se nestas fotos
Internacionalmente, há quem já esteja rendido aos polos. É o caso de Grece Ghanem ou Eva Chen, por exemplo, que parecem ter incorporado a estética de Mischa Barton, a eterna Marissa Cooper de "The O.C", que foi uma das responsáveis por popularizar esta peça nas décadas passadas. No que diz respeito a Portugal, também há vários nomes rendidos à tendência, como Ana Garcia Martins, Rita Montezuma e Maria Rodrigues.
O regresso do polo é também uma resposta à saturação do chamado quiet luxury. Depois de anos a vestir minimalismo em tons neutros, o mundo da moda parece farto da discrição. Surge, assim, a vontade de brincar com o "mau gosto" dos anos 2000, com os colarinhos levantados, os logótipos evidentes, sempre reinterpretados por uma geração que já não leva nada demasiado a sério.
Hoje, o polo é democrático e tanto pode ser usado por cima de uma camisa branca, como em versão cropped com saia mini, em algodão, em malha ou até em seda. O segredo está em misturar e não em seguir regras, digamos. E porque acreditamos que merecem espaço no seu armário, reunimos uma seleção de polos que provam que esta tendência pode ser tudo menos aborrecida.