Segundo um estudo efetuado na China, as mulheres que estão a tentar engravidar devem adormecer até às 22h45. Os investigadores do Segundo Hospital Xiangya, em Hunan, acompanharam quatro mil mulheres em idade fértil durante cinco anos, desde 2015 a 2020, de forma compreender se o horário a que vão dormir tinha algum impacto nas hipóteses de engravidar, tal como menciona o "Correio da Manhã".
Os investigadores desconsideraram outros fatores como a obesidade, tabagismo e o consumo excessivo do álcool, focando-se na qualidade do sono, nomeadamente na possível influência do horário a que a mulher vai dormir. Os especialistas ressaltam que não é aconselhável dormir até muito tarde, justificando, assim, o horário de deitar, refere o mesmo meio de comunicação.
Os resultados da amostra revelaram que as mulheres que adormeciam já depois da hora estabelecida (22h45) possivelmente tinham 22% mais de probabilidade de enfrentar problemas relacionados com a fertilidade.
De acordo com o mesmo estudo, publicado na revista científica "Frontiers in Endocrinology", depois dessa hora, registou-se uma descida nas hipóteses de uma mulher engravidar.
Os investigadores salientaram ainda que dormir até mais tarde pode perturbar e interferir com o relógio interno do corpo, e que desencadeia uma reação hormonal, que reduz a probabilidade de o espermatozoide fertilizar o óvulo de uma mulher, explica o mesmo jornal. "A reprodução é intrinsecamente controlada por mecanismos hormonais. Qualquer interrupção nesses mecanismos pode resultar em infertilidade", referem.
Em Portugal, de acordo com um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), cerca de 9% dos casais sofrem de infertilidade. 260 a 290 mil casais são inférteis, sendo que a maioria dos inquiridos revela que têm noção que a infertilidade é um problema de saúde.