A partir do próximo outono, o iPhone vai ficar de cara lavada. O novo iOS 17, anunciado na conferência de programadores da gigante tecnológica, onde também foram apresentados os Vision Pro, os novos óculos de realidade aumentada, traz uma série de funcionalidades inovadoras, contribuindo para uma experiência mais poderosa e intuitiva aos utilizadores dos smartphones da marca americana. E é precisamente por isso que os modelos mais antigos vão deixar de ter capacidade para suportá-lo.

De acordo com a informação avançada pela Apple, os telemóveis compatíveis com o iOS 17 serão aqueles que se incluem nas séries iPhone 14, iPhone 13, iPhone 12, iPhone 11, iPhone Xs, iPhone Xr e também o iPhone SE, a partir da segunda geração. Fazendo um breve cálculo mental, não é difícil de perceber que o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X não serão contemplados com esta atualização – assim como todos os outros modelos anteriores.

Chegou a grande novidade da Apple. São uns óculos de realidade aumentada e custam mais de 3 mil euros
Chegou a grande novidade da Apple. São uns óculos de realidade aumentada e custam mais de 3 mil euros
Ver artigo

Caso não tenham os telemóveis das séries mais recentes, os utilizadores deixam, então, de receber novas atualizações. E das duas uma: terão de comprar um telemóvel novo ou de viver sem os novos recursos que o iOS 17 comporta – e não são poucos. Nós explicamos.

A começar pelo Contact Posters, desenhado para a aplicação Telefone, esta funcionalidade vai elevar a personalização dos contactos a outro nível. Esta ferramenta permite a alteração da fotografia, nome, fonte e cor, que será apresentado sempre que fizer uma chamada de voz ou de vídeo.

E já que falamos em chamadas, também o correio de voz terá um novo método de apresentação, contando com uma transcrição instantânea no ecrã de bloqueio do iPhone, mesmo sem o desbloquear. Já na aplicação Facetime também será possível deixar mensagem de vídeo, caso a pessoa que está a tentar contactar não atenda, fazendo com que esta saiba o motivo da chamada e a retribua rapidamente.

Neste manancial de novos recursos, nem as mensagens foram deixadas de fora. A aplicação para este fim vai contar com a chegada da funcionalidade Check-In. Pedir que lhe mandem uma mensagem quando chegar a casa vai deixar de ser necessário, já que isto será feito automaticamente, avisando pessoas de confiança, como família e amigos, que chegou em segurança – e, caso haja algum contratempo, é partilhada a localização e respetivo nível de bateria.

Se é daqueles desorientados na estrada que precisam de ter o GPS ligado a toda a hora, temos uma boa notícia: já não vai precisar de chorar pelo gasto desmedido de dados móveis. É que a Apple anunciou um modo offline para a aplicação Mapas e, graças a este recurso, poderá descarregar localizações para o iPhone e utilizá-las mesmo sem uma ligação à Internet. Contudo, aquelas informações privilegiadas em relação ao trânsito não funcionarão.

Estas são apenas algumas das novidades do iOS 17, que ainda vai contar com a aplicação Diário, que lhe faz um resumo do dia, a funcionalidade NameDrop, que facilitará a partilha de ficheiros entre utilizadores iPhone, e um modo standby, que fará com que a interface do ecrã de bloqueio mude, sempre que este estiver a carregar o telemóvel, na horizontal, num carregador MagSafe.