São 24 horas por preencher e as séries, filmes e televisão não dão conta do recado. O que nos tem dado algumas alegrias e horas de entretenimento são os projetos que vão surgindo no Instagram, em forma de fotografia, diretos ou de IGTV.

Dá sempre jeito ter acesso a receitas básicas para fazer com os poucos ingredientes que temos em casa ou com os que se estão a estragar, por isso mostramos-lhe algumas contas cheias de dicas. E porque não aproveitar para apostar nesta fase em mais receitas de base vegetal? Há quem dê um empurrão com receitas simples.

Mas não lhe falamos só de comida. Alguns projetos primam pelo humor de maneira a afastar a frustração e a tristeza que de vez em quando quer apoderar-se de quem vive isolado. A MAGG selecionou alguns exemplos que o vão ajudar a manter a sanidade mental. Telemóvel em punho? Vamos lá.

Bruno Nogueira

Os diretos. Esta é a palavra mais comum nos últimos tempos sempre que nos referimos ao humorista Bruno Nogueira. Deu início aos diretos "Como É Que O Bicho Mexe" pela mesma altura em que vários portugueses começaram a isolar-se do bicho que ataca o mundo.

De forma a amenizar o que se passa lá fora, o humorista trouxe para dentro das nossas casas (e ecrãs) um bicho inofensivo, que arranca umas boas gargalhadas e cria alguns fenómenos com impacto até no Polo Norte (se não sabe do que falamos, veja aqui).

De segunda a sexta às 23 horas, cerca de 45 mil pessoas esperam ansiosamente que o copo de vinho, tinto ou branco (por vezes rosé), se encha para dar início a uma sessão descontraída de conversas inusitadas.

A Pipoca Mais Doce

A estreia de "Big Brother 2020" na TVI estava marcada para 23 de março. Contudo, devido à pandemia, Cláudio Ramos, apresentador do programa, Mafalda de Castro que se vai juntar à equipa de apresentação e Ana Garcia Martins que será comentadora, tiveram também de suspender a sua atividade até o programa poder ir para o ar.

Contudo, Ana Garcia Martins, mais conhecida como A Pipoca Mais Doce, decidiu adiantar o reality show e fazer uma versão do "Big Brother" adaptada aos tempos de pandemia. Foi assim que nasceu o "Big Corona" que a cada novo episódio revela os desafios lançados pela voz e como é que a Chavalinha, o Mateus M., o Ricky P e a Nokas se têm comportado na casa.

Ana Garcia Martins é a nova comentadora do “Big Brother 2020”
Ana Garcia Martins é a nova comentadora do “Big Brother 2020”
Ver artigo

Além de animar as noites de mais de dois milhões de pessoas que já viram os episódios, conseguimo-nos relacionar mais do que nunca com as frases-chave "24 sobre 24 horas" ou "aqui vive-se tudo muito intensamente". É que, de repente, estamos todos num Big Brother, ainda que sem câmaras.

HIENA

Também na base do humor, a página de Instagram Hiena divulga um pouco de tudo o que nos pode fazer rir — desde os clássicos do humor às reportagens. Para o período especial da quarentena criou o "Quarent Hiena", focado na partilha de conteúdos humorísticos do digital. Podem ser canais de YouTube ou especiais de stand-up na Netflix, que são escolhidos por convidados da "Quarent Hiena".

Nesta rubrica criada para a pandemia já passaram nomes como Joana Marques, Luís Franco-Bastos, Guilherme Fonseca e Diogo Faro com sugestões que dão para vários dias (e que possivelmente não chegam até sairmos desta).

#staythefuckhome

A mensagem é clara: não saiam de casa. Contudo, a página #staythefuckhome não tem como objetivo criticar quem não cumpre este mandamento. Em vez disso, dá dicas para que se sinta motivado a não meter o pé fora da porta, porque a verdade é que há boas razões para ficar.

Sempre reclamámos que não tínhamos tempo para treinar, ler, ligar a amigos, e agora não só temos tempo para isso, como uma vasta oferta de sugestões. Quando estas se esgotarem há mais: "faz da varanda a tua marquise ou a tua praia", "mostra ao teu filho clássicos da Disney", "um vaso pode vir a ser a tua horta daqui a 15 dias".

São apenas algumas das sugestões de coisas que pode fazer em casa, de forma segura e também de forma a manter a saúde mental.

Margarida Santos

Margarida é médica, mestre em nutrição clínica e tem dado uma ajuda durante a pandemia. Pegou na informação credível partilhada pela Direção-Geral de Saúde para fazer esquemas mais simples e explicar todas as dúvidas e mitos sobre a COVID-19.

A primeira publicação começou com o tema "Como me posso proteger", mas já partilhou outras: "Ibuprofeno e COVID-19", "fake news" ou "estado de emergência dúvidas frequentes".

Além de sair informado desta conta de Instagram, sai com fome porque se andar algumas publicações para trás, antes dos temas relacionados com a pandemia, Margarida Santos partilha receitas saudáveis — e que até podem ajudar a manter uma alimentação equilibrada em quarentena.

Filipa Gomes

Quem ainda não ouviu falar do pãodemia é um "pão podre". Nas redes sociais não se fala de outra coisa, nem se vê outra coisa: estão constantemente a sair pães do forno, quase como se o Instagram tivesse virado uma padaria. Mas há uma razão para isso.

É que muitas pessoas perceberam que é fácil fazer pão em casa e a receita partilhada por Filipa Gomes é um desses exemplos. O pão só tem quatro ingredientes, não é preciso amassar e sai com uma crosta crocante. O que é que se quer mais? (Fermento, porque esse tem esgotado nos supermercados).

Teresa Cameira

Quem tem passado os dias da quarentena na cozinha, depois de conhecer esta página não vai sair. Há um pouco de tudo: comida de conforto, como uma sopa de galinha, pratos compostos e apresentáveis como o risone de cogumelos e espinafres ou uns scones de queijo da ilha e alecrim. Ah, e para sobremesa (ou qualquer hora) também um bolo de bolacha.

As receitas de Teresa Cameira são apresentadas em IGTV e o mais certo é que mal as veja fique com vontade de cozinhar. Tanto pode inspirar-se nas receitas com carne e peixe, como nas vegetarianas. Se quiser dar um passo maior nos novos hábitos alimentares, veja a sugestão seguinte.

Vegan portuguesa

Continuamos na onda da comida, mas desta vez numa onda diferente. Se há altura para aventuras na cozinha é agora e nada melhor do que experimentar algumas receitas vegan para mudar a alimentação e cumprir com umas das metas que traçou para este ano.

vegan portuguesa partilha receitas 100% vegetais, mas não se deixe assustar pela palavra vegan que possivelmente o leva a pensar em pratos complicados com feijão azuki ou alga nori, ou com os clássicos tofu e soja. Também os há, mas são feitos de forma simples e servidos de prato cheio — tal como os portugueses gostam.

Há opções tão simples como arroz basmati com salada de feijão-frade, abacate, pimento e cebola, uma massa em molho de tomate com ervilhas ou empadão de lentilhas e cogumelos com broa em azeite. Quanto ao tofu? Acha que é difícil um prato de arroz de tomate, alho francês e ervilhas com tofu e couve salteados? É quase como cozinhar um alimento de origem animal, só é preciso habituar-se aos novos sabores e texturas.

Joana Roque

Se não sabe o que fazer aos restos de comida, esta é a conta indicada. Não só dá dicas, como receitas que pode fazer para toda a família. Joana Roque não se fica por aqui: demonstra como organizar a comida que compra, o conhecido meal prep e ajuda a fazer uma lista de compras adequada a esta altura.

Ah, sem esquecer que muitas das receitas são saudáveis e podem até ser feitas na companhia dos miúdos.

Quarentena. 5 receitas de pratos feitos com restos de alimentos (e que pode congelar)
Quarentena. 5 receitas de pratos feitos com restos de alimentos (e que pode congelar)
Ver artigo

Personal Trainer Paulo Teixeira

Depois de tanta comida que andamos a preparar, é preciso gastar alguma da energia ingerida. Se ainda não ouviu falar dos treinos do personal trainer Paulo Teixeira, nós explicamos tudo: são transmitidos em live todos os dias às 19h30 — ficando disponíveis nas 24 horas seguintes — e duram cerca de 16 minutos.

Com Paulo está também a namorada e influenciadora Helena Coelho que ora no Instagram dele ou no dela transmitem o plano de treino. Os exercícios podem ser feitos e adaptados por qualquer pessoa, tal como os próprios exemplificam, sendo que o personal trainer demonstra a opção fácil e Helena Coelho a opção mais difícil.

COVID-19. 12 ginásios e personal trainers que estão a dar treinos virtuais grátis para fazer em casa
COVID-19. 12 ginásios e personal trainers que estão a dar treinos virtuais grátis para fazer em casa
Ver artigo

Catarina Gouveia

Quem também tem partilhado alguns treinos é a atriz Catarina Gouveia. A atriz e influenciadora costumava partilhar alguns dos seus planos de treino mas mais recentemente decidiu avançar com vídeos em direto, que ficam também guardados para quem não conseguir fazer na hora marcada.

Além disso, é também nas redes que partilha os seus hábitos saudáveis, incluindo algumas receitas, o que pode ser ainda mais aliciante para manter uma alimentação equilibrada no pós-treino.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.