Foi em 2000 que estreou a primeira edição do "Big Brother", um programa que viria a tornar-se um fenómeno líder de audiências. Com o sucesso, ao longo dos anos, multiplicaram-se as edições — e claro, e também as polémicas.

Na antevisão de mais uma estreia (o formato regressa este domingo, 11 de setembro, à antena da TVI), passamos em revista nove momentos polémicos do conhecido reality show ao longo de mais de 20 anos.

Amor nos reality shows. 10 casais que nasceram nos programas da TVI
Amor nos reality shows. 10 casais que nasceram nos programas da TVI
Ver artigo

Recorde os momentos marcantes das edições nacionais do "Big Brother".

Pontapé de Marco

A primeira edição surgiu no ano de 2000, revolucionando a televisão portuguesa e conquistando audiências históricas. A apresentadora escolhida na altura para conduzir o formato foi Teresa Guilherme. Com o sucesso, surgiu também uma polémica que marcou o primeiro “Big Brother”.

O concorrente Marco Borges foi expulso após ter dado um pontapé na barriga de outra concorrente, Sónia Veiga, durante uma acesa discussão durante um ensaio de uma peça de teatro. A agressão causou alarido, acabando por ser notícia de abertura no espaço de informação da noite da TVI.

O incidente foi recriado na série da RTP1, criada por Bruno Nogueira, que satiriza os reality shows portugueses, “Último a Sair”. Desta vez, a “vítima da agressão” foi o próprio humorista, levando a que Marco Borges fosse “expulso” poucos segundos depois de ter entrado no programa.

Homofobia no regresso do “Big Brother”?

Quando o formato estava a comemorar 20 anos de existência, surge o “Big Brother 2020”. Apresentado por Cláudio Ramos, esta edição estreou no começo da pandemia. Depois de estarem duas semanas fechados em quartos individuais de hotel, os concorrentes entraram por fim na “casa mais vigiada do País”.

Não demorou muito a chegar a primeira polémica. Poucas horas depois de a gala de entrada dos concorrentes na casa terminar, Hélder Teixeira fez um comentário considerado homofóbico sobre Edmar Teixeira, levando à indignação nas redes sociais. Hélder acabou por ser sancionado com uma nomeação, mas permaneceu na casa.

O caso Quintino Aires

Não foi só na casa que houve polémicas. Num dos primeiros “Extras” da edição que sucedeu ao regresso em 2021, que foi apresentada pela dupla Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha, o comentador Quintino Aires proferiu comentários homofóbicos quando o tema centrava-se no concorrente Bruno D’Almeida, apelidando-o de "bicha desocupada".

A TVI tomou medidas afastando o psicólogo e comentador do formato. Na época, em declarações à MAGG, o canal afirmou que não se revia nesse tipo de comentários. "O 'Big Brother' é um formato que visa os valores humanos, com impacto significativo na sociedade, tratando de diversos temas, atividades e pessoas com respeito, seriedade e dignidade", esclareceu, na altura, a estação de Queluz de Baixo.

O surto psicótico de André Filipe

No "Big Brother - A Revolução", um concorrente marcou as primeiras semanas do programa. André Filipe foi expulso depois de vandalizar a casa e de ter comportamentos impróprios.

Depois de destruir uma das casas de banho, de vandalizar a zona do jardim e de mexer diretamente nas luzes da piscina, o concorrente acabou por sair da casa sem sequer se despedir dos colegas. Pouco depois da saída, foi-lhe diagnosticado um surto psicótico, levando ao seu internamento.

Em 2021, André Filipe e Anuska, irmã da ex-concorrente do “Big Brother 2020” Iury, assumiram que estavam juntos. Porém, passado uns meses, o namoro chegou ao fim.

A saudação nazi de Hélder

Hélder Teixeira voltou a ser protagonista de uma nova polémica, desta vez na edição “Big Brother-Duplo Impacto”, apresentado por Cláudio Ramos e por Teresa Guilherme. Durante uma dança numa das festas da casa, Hélder fez a saudação nazi. Além deste momento, o concorrente fez essa mesma saudação para Gonçalo Quinaz.

Pouco tempo depois, foi chamado à atenção, havendo uma tentativa da voz do “Big Brother” de o chamar à razão. Depois de todos os concorrentes tentarem explicar a gravidade do ato, o protagonista da polémica acabou por ser expulso diretamente.

Ricardo e Joana e as alegações de sexo não consentido

Mais uma vez, a edição que foi apresentada por Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha foi alvo de polémica. Durante uma missão que estava a ser realizada por Bruno D’Almeida, Ricardo Pereira afirmou que já se tinha envolvido mais intimamente com Joana Schreyer sem que esta se tenha apercebido.

As redes sociais foram mais uma vez palco de acusações e de indignação contra o concorrente, pedindo na altura expulsão direta. O Big Brother acabou por sancionar Ricardo com a nomeação direta.

Na altura, Ricardo mostrou-se revoltado com a situação e pediu desculpa à família e à própria namorada. Perante o caos, Joana mostrou-se sempre ao lado do namorado.

Vânia contra a produção

Nessa mesma edição, houve outra polémica que passou para fora da casa. Vânia Sá, filha da ex-concorrente Felicidade, revoltou-se contra a produção depois da expulsão da mãe.

"Com todo o respeito pela TVI, eu vou pedir uma auditoria", afirmou Vânia na altura. ”É verdade que os casais — se é que isto se pode chamar um casal, pelo amor de Deus — mas se isto se pode chamar um casal, têm fãs completamente lunáticos, eu sei disso, pessoas que deixam de comer para efetivamente votar", acrescentou ainda, referindo-se aos concorrentes Ricardo e Joana.

Em causa esteve a expulsão de Felicidade, ficando Ricardo na casa.

Bruno de Carvalho e a queixa ao Ministério Público

A primeira edição do “Big Brother Famosos” de 2022 ficou marcada por uma queixa feita ao Ministério Público pelos comportamentos alegadamente abusivos de Bruno de Carvalho a Liliana Almeida.

A cantora sempre negou estar numa relação abusiva, defendendo o seu companheiro. A queixa avançou para a Procuradoria-Geral da República que, à luz dos acontecimentos, abriu um inquérito ao ex-presidente leonino.

Dos votos desaparecidos à ausência dos pais. Bruno de Carvalho e Liliana Almeida já estão casados
Dos votos desaparecidos à ausência dos pais. Bruno de Carvalho e Liliana Almeida já estão casados
Ver artigo

À data de hoje, Liliana e Bruno estão casados e em plena lua de mel nas Maldivas, depois de o casamento ter sido transmitido em direto na TVI.

Tráfico de droga no programa

Durante as galas da primeira edição de 2020, Vítor Soares, marido da concorrente Sónia Jesus, e Amílcar Teixeira, pai de Edmar Teixeira, conheceram-se. Meses depois, terá, alegadamente, nascido uma rede de tráfico de droga envolvendo ambos.

A droga era adquirida em Espanha para depois ser traficada no café que era explorado por Amílcar em Mirandela. Vítor Soares juntou-se ao negócio que durante um ano e seis meses fornecia cocaína à região de Trás-os-Montes.

Acabaram por ser detidos em junho do ano de 2022, ficando em prisão preventiva. Neste momento, Sónia Jesus aguarda pela libertação do marido enquanto espera pelo seu terceiro filho.