Em 2012, "The Newsroom" começava com Jeff Daniels a tentar responder a uma pergunta difícil perante um auditório cheio: "O que faz com que a América seja o melhor país do mundo?". A sua personagem, um pivô de notícias associado à direita moderada, respondia, para choque de muitos, que já não era. Cerca de oito anos depois, o mundo mudou e a nova série a caminho a HBO reconstrói os passos que nos trouxeram até aqui.

Também aqui, Jeff Daniels volta a estar envolvido nos meandros da política norte-americana. Só que, desta vez, a interpretar James Comey, o ex-diretor do FBI despedido por Donald Trump, atual presidente dos EUA, em maio de 2017. O que se seguiu depois, viria a desencadear uma avalanche mediática. É que Comey, depois de despedido, engendrou a divulgação de um documento que revelava o conteúdo de uma das muitas reuniões que teve com Donald Trump.

Esse documento mostrava que Trump terá pedido ao FBI para terminar todas as investigações que, na altura, estivesse a decorrer sobre Michael Flynn, o anterior conselheiro de Segurança Nacional, acusado de divulgar informações sensíveis e de manter contacto com um embaixador da Rússia em Washington. As revelações feitas por Comey, e todo o escrutínio público a que foi sujeito, serviu de base para a sua autobiografia intitulada "Lealdade a Toda a Prova", que também inspira a série.

The Comey Rule
Jeff Daniels é James Comey e Brendan Gleeson interpreta Donald Trump Ben Mark Holzberg/CBS

E a série é a primeira em televisão sobre e com Donald Trump, aqui interpretado por Brendan Gleeson — mais conhecido pelo papel de Alastor Moody nos filmes de Harry Potter saídos entre 2005 e 2010.

E a ira do presidente face a ex-diretor do FBI é um dos pontos mais importantes da série. Mesmo que, nos primeiros dois episódios de "The Comey Rule", este apareça sempre nas sombras e escondido. A colisão entre Trump e Comey, um homem que irritou tanto os liberais como os conservadores, diz a crítica internacional, é sempre violenta, proporcionando momentos de alta tensão ao longo dos vários episódios da primeira temporada.

A representação de Trump é cause sempre caricaturada, diz o "The Hollywood Reporter", embora com um cuidado relativamente forte para não o diabolizar como já foi feito em televisão (em especial, no "Saturday Night Live").

De "Succession" a "The Morning Show". Onde ver todas as grandes séries nomeadas para os Emmys
De "Succession" a "The Morning Show". Onde ver todas as grandes séries nomeadas para os Emmys
Ver artigo

Apelidada pela crítica como uma das mais importantes séries a estrear em tempos de eleições americanas, "The Comey Rule" vai não só acompanhar o conflito entre Donald Trump e James Comey, mas também todo o processo eleitoral que, em 2016, dividiu uma nação quando o magnata e milionário americano foi eleito presidente.

Ainda que seja um original da Showtime, em Portugal vai estar inteiramente disponível na HBO. O primeiro episódio estreia-se a 28 de setembro.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.