O fato branco que usou na festa dos International Emmy Awards estava guardado para "um próximo reality" mas a manga comprida revelou-se ideal para a celebração que aconteceu na passada sexta-feira, 1 de julho, no Castelo de São Jorge, em Lisboa. Cristina Ferreira foi uma das figuras de proa da televisão portuguesa que marcou presença na celebração, onde também estiveram figuras das estações generalistas e produtoras nacionais.

"Setembro é já amanhã", icónica frase cunhada por Cristina em 2020, aquando do seu regresso à TVI, e o mês dos recomeços traz também uma estreia para Cristina. Uma nova edição de "Big Brother", desta vez com anónimos... ou não. As inscrições para a nova temporada do reality show já abriram, mas a apresentadora lança a dúvida. "Porque vocês acham que é um anónimos! No dia em que vocês souberem o que nós vamos fazer, aí sim, eu desisto (risos)", atira.

Cristina Ferreira reuniu com o diretor do "Big Brother Brasil". "Vem parceria boa por aí"
Cristina Ferreira reuniu com o diretor do "Big Brother Brasil". "Vem parceria boa por aí"
Ver artigo

O que poderá vir por aí então? A título de exemplo, as últimas três edições do "Big Brother Brasil" tiveram um leque de concorrentes constituído por anónimos e famosos. Não se sabe se a próxima edição portuguesa seguirá o mesmo modelo, mas, em abril passado, Cristina Ferreira esteve no Rio de Janeiro, onde reuniu com Boninho, responsável pela criação, o desenvolvimento e a divulgação do "BBB". Na altura, a responsável da TVI escreveu apenas: "Obrigada pela recepção e pelo futuro. Tamo junto cara", clarificou na descrição. Boninho também deixou um comentário auspicioso: "Vem parceria boa por aí!". Coincidência ou a estudar novos modelos para a próxima edição portuguesa do reality show? Setembro terá resposta.

"É preciso ir trabalhando enquanto os outros vão falando"

O mês de junho terminou com a liderança da SIC pelo 40º mês consecutivo. A estação de Paço de Arcos registou 16,3% de share, enquanto que a rival de Queluz de Baixo marcou 14,9%. Na média de 2022, a SIC regista 17,4% de share a a TVI 16,5%. Números que não assustam a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI. "E podem vir mais 40 que nós continuaremos a batalhar para que isso aconteça [a vitória]", afiança, recusando baixar os braços. "Não é desistir. Eu sei as minhas circunstâncias, eu sei o que posso fazer. Eu sei que coisas posso ou não fazer na minha grelha, por isso muito tranquila, muito feliz. O reconhecimento de quem está ao meu lado deixa-me ainda mais tranquila. Portanto, é continuar a trabalhar e acordar todos os dias com vontade de lá estar, que isso é o principal", salienta Cristina Ferreira.

"Festa é Festa", uma ideia de Cristina Ferreira, é o formato de prime time de maior sucesso da estação atualmente. A diretora de Entretenimento e Ficção da TVI deseja que a novela da autoria de Roberto Pereira bata o recorde da mais longa da estação, "A Única Mulher", que teve 561 episódios. "Se isso acontecer, deixar-me-á muito feliz". A responsável da TVI diz, no entanto, que este não é um formato "que possa ter reconhecimento internacional". "É um tipo de humor que, ou tu entendes as piadas e o que nós somos enquanto povo português. Imaginem que somos avaliados por chineses. É óbvio que não vão olhar para aquele produto como essa qualidade. Até em Portugal, há um sentimento de olhar para o produto com uma crítica um bocadinho menos benéfica, só porque é humor", reconhece Cristina Ferreira. "Mas o público, quando nos dá a vitória diária, sabe bem o que nos atribui. E esse é o prémio maior".

A diretora de Ficção e Entretenimento da TVI salienta ainda o caráter pioneiro da novela protagonizada por Ana Guiomar, Pedro Teixeira e Pedro Alves, que trouxe um humor mais popular ao horário nobre da estação, linha que está a ser seguida por outros formatos da concorrência."Nós fomos os que arriscámos. Houve muita gente, até internamente, que tinha dúvidas, porque o humor nunca tinha tido muito impacto e sucesso numa novela. Foi um risco e correu bem. Depois, já outras estações o fizeram", relembra.

No entanto, Cristina Ferreira reconhece que essa aposta nem sempre é ganhadora, como aconteceu com a novela do final de tarde, "Rua das Flores", um fracasso de audiências já com fim anunciado, apesar de ter estreado em abril. "Não corre bem sempre. Nós temos uma 'Rua das Flores' que tem esse lado mais cómico, e não correu bem. Está num horário difícil e não conseguimos implementar, embora a 'Rua das Flores' fosse muito diferente do 'Festa é Festa'. Mas a televisão faz-se disto, de experimentação, e eu tenho que honrar os 500 mil que veem todos os dias a 'Rua das Flores'".

"Rua das Flores" é o "Festa é Festa" das sete e também "O Preço Certo". Confuso? Nós explicamos
"Rua das Flores" é o "Festa é Festa" das sete e também "O Preço Certo". Confuso? Nós explicamos
Ver artigo

Cristina Ferreira rejeita que a estação tenha "desistido" do formato protagonizado por Ana Bola. "Nós não ganhamos tudo. Ganhamos muita coisa. O daytime, vamos vencê-lo uma vez mais este mês. O prime time, também. Até o 'Para Sempre' [novela protagonizada por Rita Pereira, Fernanda Serrano, Joana Seixas e Sara Barradas], que começou de uma forma mais lenta, já ganha quase todos os dias. E isso é fruto do trabalho que temos desenvolvido ao longo dos anos. É preciso ir trabalhando enquanto os outros vão falando", afirma de forma convicta.