Depois de Pedro Soá e Sónia, chegou a vez de Teresa se sentar para um frente a frente com Ana Garcia Martins, uma das comentadoras do “Big Brother2020” que mais críticas teceram ao comportamento da mãe de Thierry. O momento aconteceu esta sexta-feira, 24 de julho, no decorrer do "Você na TV", e não ficou nada por dizer.
O início logo a abrir
A conversa começou com algumas imagens da última gala de domingo, onde a comentadora criticou o jogo de Teresa, sendo que depois foram passados alguns momentos da conversa que a concorrente teve com Manuel Luís Goucha na passada segunda-feira. A mãe de Thierry referiu que achava que Ana Garcia Martins se revia nela — e a comentadora começou precisamente por responder a esses comentários.
“Para já, não concordo nada com esta teoria de não gostar da Teresa por me rever nela. É exatamente o contrário”, começou por dizer a comentadora que é apelidada de fada sensata. “Não simpatizo com a Teresa enquanto concorrente, não simpatizo com a personalidade que revelou enquanto concorrente do ‘Big Brother’. Não me revejo nas atitudes maldosas, no tom que se dirigiu aos colegas”. A comentadora também falou sobre a frontalidade que Teresa diz ter e explicou que existe uma diferença entre ser-se frontal ou mal criada.
“Acho que a Teresa hasteou muitas vezes a bandeira da frontalidade mas isso não pode ser usado para tudo”, referiu. “A partir do momento que aquilo que dizemos tem o intuito de magoar os outros e fazer com que eles se sintam diminuídos, deixa de ser frontalidade e entrarmos noutro campo. [A Teresa] deixou de ser frontal e entrou só no campo da má criação”.
Teresa fez uso do seu tempo a defender que tinha entrado para o programa porque queria e que se sentiu ofendida com o que os comentadores disseram durante a sua permanência na casa. “Eu respeito o programa. Cá fora há comentadores de quinta categoria que tratam o programa como se estivessem dejetos lá dentro. Não estão, estão lá pessoas”, atirou, acrescentando que ficou surpreendida quando saiu da casa e viu Ana Garcia Martins na gala. “Eu nem percebi o que a senhora estava a dizer”.
A mãe de Thierry manteve a postura de ataque durante toda a conversa e chegou mesmo a referir que se fosse “enxovalhada” ia embora. “Numa coisa somos diferentes realmente”, disse a concorrente dirigindo-se à comentadora. “É que a senhora dá-me demasiada importância e eu não lhe dou importância nenhuma. Eu só vim a este programa porque estamos em fase de COVID e muita gente tem sido despedida na TVI. E eu só vim aqui para não perder os seus trocos. Sim, porque a senhora vem aqui para ganhar dinheiro e eu estou aqui de borla”.
Os momentos "má como as cobras" e "rato do esgoto"
A conversa continuou tensa e Goucha teve de intervir — como aliás fez algumas vezes durante o programa. O apresentador explicou à concorrente que a ida para um reality show implica que se está sujeito a comentários das pessoas cá fora. “Mas eu sujeito-me. Mas para quem não me conhece cá fora, ela rebaixou-me ao máximo. Eu estou-me a defender daquilo que as pessoas me disseram que ela disse nas costas”. Ana Garcia Martins não perdeu a postura e explicou que comentou “nas costas” os comportamentos de Teresa porque a concorrente se encontrava dentro da casa. “A Teresa não é a única a ser frontal mas a maneira como se é frontal é que difere, há todo um mundo que difere na forma como somos frontais”.
Durante a conversa falou-se também da estratégia de jogo de Teresa que foi à base de eliminar os concorrentes mais fortes. A concorrente explicou que era uma maneira legítima de jogar, e a comentadora concordou. “Claro que é legítimo. Mas foi como disse, isso cá fora não é apreciado e o mau da fita nunca ganhou nenhuma edição. Aqueles concorrentes considerados os mais maldosos, mal intencionados e mais conflituosos estão a sair um a um”.
Ana Garcia Martins continuou com o seu discurso e explicou que muitos dos concorrentes gostavam que os comentadores fossem apenas “meros relatadores”, mas que não é essa a sua função. Além disso, a opinião da comentadora em relação à Teresa era generalizada e não apenas da comentadora. “Uma sondagem recente na página da Instagram do ‘Big Brother’ em que pediram para votar nos concorrentes de quem mais gostavam, a Teresa ficou em último. 86% dessa amostragem não gosta da Teresa”.
A concorrente justificou-se dizendo que não tinha visto muitos comentários a atacá-la e explicou que não dava importância a críticas negativas. “Eu nunca tive redes sociais, foi a primeira vez que tive Instagram e de repente em pouco tempo tenho lá 30 mil pessoas a falarem muito bem de mim”, atirou.
O tom da conversa voltou a subir quando Teresa pegou nos acessórios da comentadora que foram levados para as galas. “Mas que frontalidade é que tem uma pessoa que leva um acessório com uma cobra para falar mal de mim? Acho ridículo. Eu só não estou a usar porque não há acessórios com ratos de esgoto”. A resposta do outro lado não tardou em chegar.
“Lá está a Teresa a revelar-se. Eu não preciso de comentar porque só nisto se vê a diferença de posturas. Eu estou na Liga dos Campeões e a Teresa está nas distritais. São coisas muitos diferentes”, disse. Ana Garcia Martins explicou ainda que levou os tais acessórios com cobras porque a concorrente “é maldosa, mal intencionada e pouco de fiar como as cobras”. Em relação ao acessórios em forma de peixe, os quais Teresa também foi repescar, a comentadora explicou novamente. “Como expliquei à Sónia nesse dia na casa tinha havido gritaria e eu levei e disse: ‘Trago estes brincos em homenagem às peixeiradas que se têm passado na casa’. Nem sequer mencionei o nome da Sónia, ela é que assumiu que era para ela”.
“Isto comparado com as atitudes que a Sónia e a Teresa tiveram dentro da casa, posso já ser beatificada porque, por comparação, se isto foi o mais grave…”, continuou.
Teresa voltou à carga e tentou justificar-se com o facto de estar dentro do jogo e de ter alterado a sua personalidade assim que entrou. A concorrente acredita que não disse mal de nenhum concorrente nas costas porque quando falava deles, falava enquanto jogo — e não para julgar a sua personalidade. Por isso, explica, não se arrepende da sua estratégia, nem das atitudes que teve durante a permanência na casa do “Big Brother 2020”.
Já na parte final da conversa, A Pipoca Mais Doce reiterou todas as opiniões sobre Teresa que tem vindo a partilhar desde o início e explicou ter ficado com pena que Teresa “não tenha usado esta oportunidade para rever alguns comportamentos”. Já a concorrente preferiu agradecer a oportunidade que teve em participar e que vai deixar o programa para trás: “Eu vou sair daqui e a vida continua. Isto vai ficar para trás mas vou-me sempre lembrar de tudo o que vivi com carinho, sem ter remorsos de coisa nenhuma”.