A poucas horas da grande final do "Big Brother - Duplo Impacto", a MAGG escolheu os momentos mais marcantes do reality show da TVI e dividiu-os em sete episódios, como se de uma novela ou série se tratasse. Podemos estar já com algum sentimento de nostalgia em relação ao final do programa, mas a verdade é que o jogo tem de terminar e este sábado, 27 de março, é a noite de todas as decisões.

Bruno Savate, Joana Albuquerque, Sofia Sousa e Noélia são os quatro finalistas do formato da estação de Queluz de Baixo e só um vai levar o prémio de 20 mil euros para casa — o segundo classificado recebe 7.500 euros e o terceiro 5.000 euros. Mas antes da revelação, aproveite para recordar outros protagonistas, momentos inusitados, tensos e alguns confrontos que também fazem parte desta história da vida real.

Voz do "Big Brother" revela identidade aos finalistas. "O 'Big' é mesmo alto"
Voz do "Big Brother" revela identidade aos finalistas. "O 'Big' é mesmo alto"
Ver artigo

A cumplicidade de Cláudio Ramos e Teresa Guilherme

Contra todas as expetativas, a apresentação de Cláudio Ramos e Teresa Guilherme em conjunto funcionou. Pela primeira vez em Portugal, surge uma dupla a apresentar um reality show e a cumplicidade entre os dois comunicadores é visível. Os momentos protagonizados pelos anfitriões foram hilariantes e muitos até pareciam extravasar o alinhamento da gala.

Vimos a "rainha" dos reality shows gritar "golfinho" em episódios nos quais o também apresentador das manhãs da TVI partia para a brincadeira. A dupla cunhou a palavra associada a um animal para se referirem a momentos em que as gargalhadas em estúdio se descontrolavam.

Para além disso, Cláudio trouxe ainda jovialidade e frescura à apresentação de Teresa Guilherme, que sempre associámos a um registo mais sério. O antigo apresentador da SIC chegou mesmo a entrar na mansão da Ericeira, enquanto Teresa comunicava a partir do estúdio da Venda do Pinheiro. A verdade é que os anfitriões do "Big Brother" arriscaram e conquistaram os telespetadores.


Mãe de Pedro Fonseca entra na casa

Pedro Fonseca ficou em terceiro lugar no pódio do "Big Brother - A Revolução", mas foi a sua mãe, Maria Antónia, quem levou a melhor. A mãe do ilusionista foi presença assídua nas galas e, na atual edição do formato, chegou a ser uma das infiltradas no bunker para comentar os últimos acontecimentos da casa.

Maria Antónia e Pedro pernoitaram no bunker, depois de salvarem dois concorrentes das nomeações e nomearem outros. Os fãs do programa adoraram a sua participação, pelo que voltou a ser convidada na gala para fazer mais comentários ao lado de Bernardina Brito, também ex-concorrente.

Se o momento protagonizado por Maria Antónia pode ser considerado um dos mais marcantes? Pode, pois a mãe do ex-concorrente do formato da estação de Queluz de Baixo divertiu os telespetadores por ser uma pessoa genuína que nunca hesitou em dar a sua opinião.


Pipoca ameaça abandonar programa

Ana Garcia Martins, também conhecida como A Pipoca Mais Doce, ameaçou abandonar o programa em direto duas vezes, depois de dar a sua opinião e não ser respeitada. A primeira vez que a criadora de conteúdos e humorista afirmou que poderia não voltar a marcar presença na gala aconteceu quando os concorrentes teceram comentários homofóbicos sobre Pedro Crispim.

"Se não houver nenhum tipo de sanção, no que me toca a mim, isso vai comprometer o meu futuro enquanto comentadora. Se não acontecer nada durante esta semana, provavelmente esta será a última gala em que estarei aqui. É inadmissível que alguém seja julgado por ser homossexual em pleno século XXI", disse, naquele momento, passados poucos dias desde a estreia do formato.

Mas Ana Garcia Martins voltou a ameaçar abandonar o programa em direto depois de ser insultada por Teresa, ex-concorrente do "Big Brother". Naquela gala, ainda no primeiro mês da atual edição, Teresa já havia saído da casa e foi convidada para ser uma das infiltradas no bunker e comentar os últimos acontecimentos. No entanto, resolveu atacar a influenciadora.

Depois de a comentadora do programa referir que não compreende a presença da ex-concorrente na gala, Teresa acabou por insultar a influenciadora. Ana Garcia Martins ameaçou abandonar o programa em direto caso Teresa não fizesse um pedido de desculpas, algo que não aconteceu, levando à sua expulsão do programa.


Concorrentes saem da casa para votar

As eleições presidenciais aconteceram a 24 de janeiro, nas quais Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República. Mas antes disso, Hélder, Joana Albuquerque e Rui Pedro exerceram o seu direito de voto. No fim de semana anterior, os três concorrentes saíram da casa para votarem numa das mesas de voto da Câmara Municipal de Mafra (município ao qual pertence a vila da Ericeira).

Como Hélder, Joana e Rui Pedro saíram do "Big Brother" para votar nas eleições
Como Hélder, Joana e Rui Pedro saíram do "Big Brother" para votar nas eleições
Ver artigo

Os participantes acordaram às 6h00 de modo a serem os primeiros a entrar na Câmara Municipal, pelas 8h00. Votaram em mesas diferentes, mas percorreram os corredores do edifício sempre juntos e devidamente equipados para não correrem o risco de contrair o vírus da COVID-19.

Deslocaram-se vestidos com um fato completo para garantir que não corriam qualquer risco de infeção, cumprindo todos os cuidados exigidos pela DGS.


Os romances que surgiram no jogo

Escolher apenas um romance para ilustrar os momentos mais marcantes do "Big Brother - Duplo Impacto" seria injusto, por isso a MAGG recorda aqui os casais que se formaram na mansão da Ericeira e que podiam protagonizar vários episódios de telenovelas.

Logo no início do jogo, Gonçalo Quinaz e Helena Isabel aproximaram-se e chegou a estar em cima da mesa uma possível relação entre ambos. Mas os dois ex-concorrentes acabaram por não avançar com o romance após a vencedora da sexta edição da "Casa dos Segredos" ter sido expulsa numa fase inicial do programa. Mais tarde, quando Jéssica Nogueira, ex-participante do "BB2020", regressou à casa, os dois desenvolveram uma amizade "especial". O ex-futebolista chegou a afirmar em entrevista que estão a conhecer-se melhor e que quer aproveitar o tempo com a empresária.

Outro casal que tem dado que falar, e que acabou por cortar relações, é Bruno Savate e Joana. Os dois finalistas do reality show da TVI assumiram a relação dentro da casa mas, na reta final do jogo, resolveram terminar tudo. O pugilista afirmou que não compreende as atitudes da designer de moda e que passou a evitar estar próximo da ex-namorada para não ser acusado de assédio sexual.

O casal que não teve oportunidade de demonstrar o que sentia foi Anuska e Hélder. A jogadora foi expulsa na primeira semana e, fora da casa, sentiu-se enganada por Hélder ao ver os seus comportamentos com Joana Diniz. "O Hélder já foi! Não vou ter nada com uma pessoa que não respeita as mulheres", afirmou Anuska quando convidada numa gala para esclarecer a relação com o agora ex-participante.


O confronto adiado entre Cláudio e Savate

Podíamos ter escolhido vários confrontos e discussões que aconteceram ao longo desta edição do "Big Brother", mas aquela por que todos esperavam era a de Bruno Savate e Cláudio Coelho. O pugilista chegou à Ericeira no dia de estreia do programa e o jogador de póquer várias semanas depois para ajustar contas.

Os dois protagonizaram um momento de tensão por causa de afirmações que Cláudio terá feito sobre Joana. Depois do início da conversa, chegaram a ir para o jardim e a situação descontrolou-se de tal forma que os colegas tiveram de intervir. "Não admito que utilizes as mulheres para me atacares", disse o finalista do reality show, depois de Joana também confirmar que Cláudio terá dito algo que a desrespeitou.

Mas Cláudio não se ficou e atacou Savate: "Contigo fui bem explícito. Tu és pouco criativo, informação zero, tens o cérebro de uma ervilha". De seguida, o "Big Brother" foi obrigado a intervir e chamou Bruno Savate ao confessionário para se acalmar.

Recorde-se que os dois participantes têm um passado em comum num outro reality show da estação de Queluz de Baixo. Savate participou no "Love On Top", em 2017, altura em que Cláudio foi ao exterior da casa gritar que o pugilista e Jessica, outra concorrente daquele formato, deviam separar-se. Mas Savate acabou por reagir mal e atirou um cinzeiro pela janela com a intenção de acertarem Cláudio. Desde essa altura que existe um mal-estar entre ambos e que parece não ter ficado resolvido.


Expulsões, desistências e ameaças de abandonar o programa

A atual edição do reality show da estação de Queluz de Baixo ficou marcada por várias desistências e por uma expulsão direta. Pedro Soá abandonou a casa por motivos de saúde. O residente do Montijo sofre de eczema atópico e vários fatores, como pó ou humidade, agravaram o seu estado.

Hélder expulso do "Big Brother" após ter feito saudação nazi
Hélder expulso do "Big Brother" após ter feito saudação nazi
Ver artigo

Já Teresa abandonou a casa na última semana de janeiro depois de a ex-nora, Sofia Sousa, entrar no jogo. Para a sua decisão, pesou a boa relação que mantém com a mãe da neta e o facto de não a querer prejudicar.

À semelhança de Pedro Soá, Ana Catharina desistiu devido a problemas de saúde. A instrutora de ioga chegou à Ericeira e abandonou o formato da TVI depois de ser levada para o hospital com dores no abdómen e de ser diagnosticada com uma infeção.

Hélder foi o único concorrente expulso pelo soberano da casa. Após ter tido comportamentos impróprios ao recriar a saudação nazi mais do que uma vez, o concorrente teve de abandonar o jogo por ordem do "Big Brother".

O "Big Brother - Duplo Impacto" esteve na antena da TVI durante 83 dias.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.