Durante dois fins de semana seguidos, a Quinta do Hospital, na freguesia de Ceivães, concelho de Monção, vai adicionar novas às que remontam ao século XII, e por aqui continuam, através de um evento dedicado ao vinho. A localização da propriedade, na região dos Vinhos Verdes, já pedia atividades à altura, que chegam em boa hora, no verão, estação em que andamos sempre à procura de locais para passear e comer (ou beber, como é o caso).

"Bem-vindo a Monção, o Reino do Alvarinho" é o nome do evento que está a decorrer este fim-de-semana, de 2 a 4 de julho e, no próximo, de 9 a 11. Aqui, começa a beber-se logo cedo, como forma de abrir o apetite para o piquenique. Ao sábado e domingo as provas vínicas decorrem entre as 11h30 e 13h, e, enquanto prova os vinhos da região, vai também bebendo conhecimento através das explicações de Antonina Barbosa, diretora de enologia da Falua, filial portuguesa do Grupo Roullier que detém a propriedade. Já à sexta-feira as provas começam às 18h30 e terminam às 20h — ideal para relaxar depois de um dia de trabalho e entrar no fim de semana de forma animada.

Vinhos, petiscos, música e arte. Tudo se junta neste festival no Porto que acontece já em julho
Vinhos, petiscos, música e arte. Tudo se junta neste festival no Porto que acontece já em julho
Ver artigo

Os que preferem algo ao ar livre — pela estação do ano ou pelo ano que passou —, vão poder fazer um piquenique aos sábados, 3 e 10 de julho, entre as 11h30 e as 16h. Tudo está programado para que vinho não falte nesta experiência de enoturismo, por isso, após o piquenique com vista para as paisagens de Monção, o jantar harmonizado com vinhos da herdade (cujos dez dos 25 hectares são dedicados à produção da casta Alvarinho) não perde pela demora. Os jantares também estão marcados para o sábado, às 19h.

Em todos momentos dos fins de semana dedicados ao evento "Bem-vindo a Monção, o Reino do Alvarinho", vai ter oportunidade de provar os vinhos Barão do Hospital Alvarinho 2020 (PVP 14.99€) e Barão do Hospital Loureiro 2020 (PVP 8.49€), com assinatura da enóloga Antonina Barbosa.

Barão do Hospital Alvarinho 2020 e Barão do Hospital Loureiro 2020
Barão do Hospital Alvarinho 2020 e Barão do Hospital Loureiro 2020 créditos: divulgação

Estes vinhos pertencem à nova marca de Vinhos Verdes da Quinta do Hospital e surgiram para deixar as histórias da propriedade e de Portugal marcadas no paladar. Isto porque, em tempos, a quinta história serviu de habitação para os Hospitalários durante o Condado Portucalense.

Para participar nas atividades programadas, só tem de fazer a reserva por telefone (+351 914 456 659).

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.