Chama-se "Naked Education" e é um programa do Channel 4 de Inglaterra. A ideia é a de desmistificar uma série de ideias feitas sobre o corpo humano, muitas delas criadas e influenciadas pelas redes sociais, pela exibição de físicos perfeitos, mas também pelo cinema e a própria televisão.

No formato, vários adolescentes com idades entre os 12 e os 16 anos são confrontados com muitas dessas ideias feitas, que são depois discutidas em frente às câmaras. No programa desta semana, apresentado por Anna Richardson, Yinka Bokkini e Alex George, os miúdos foram questionados sobre qual seria o tamanho normal de um pénis. As respostas variaram entre os 12 e os 14 centímetros. Só que não.

Vários adolescentes ficaram boquiabertos quando os apresentadores revelaram que o tamanho médio de um pénis de um cidadão britânico é de 7,5 centímetros, quase metade do que os adolescentes calculavam. E para o demonstrar, mas também para lhes mostrar que há pénis e corpos masculinos de vários géneros, os apresentadores fizeram entrar em estúdio quatro homens, com roupões, que tiraram em frente aos adolescentes, ficando totalmente nus.

Adolescentes confrontados com corpos de homens nus
Carro grande, pénis pequeno. Estudo explica relação entre tamanho do órgão sexual e as viaturas dos homens
Carro grande, pénis pequeno. Estudo explica relação entre tamanho do órgão sexual e as viaturas dos homens
Ver artigo

"É a primeira vez que estou a ver um homem nu à minha frente", referiu uma das miúdas, visivelmente atrapalhada.

A ideia do programa é a de promover a ideia que todos os corpos são normais, e que não há perfeições, imperfeições, normalidades ou anormalidades.
"O Naked Education é a positividade do corpo humano, uma série educacional que visa normalizar todo o tipo de corpos humanos, mostrando todas as diferenças, para que possamos aceitar o nosso próprio corpo e entendermos que somos todos normais", explicou Anna Richardson, em declarações ao canal.

Este episódio em particular foi recebido com reações diferentes. Para muitos espetadores, que se pronunciaram nas redes sociais, desta vez foi-se longe demais ao expor a nudez de homens em frente a adolescentes, mulheres, com 14 ou 15 anos, sendo que nenhuma alguma vez tinha visto um homem nu à frente.