Se aproveitou o fim-de-semana passado para ir à praia, piscina ou para passear ao ar livre, fez muito bem porque, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no próximo é capaz de precisar de trocar o chapéu de sol pelo de chuva.
À exceção da Madeira e dos Açores, onde as temperaturas se vão manter entre os 15.ºC e os 25.ºC e o céu parcialmente nublado, o mercúrio dos termómetros vai descer e a chuva vai cair, de norte a sul de Portugal continental.
Para esta sexta-feira, 18 de junho, preveem-se períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e uma pequena descida de temperatura. As máximas não irão além dos 23.ºC (Beja, Évora, Santarém e Braga) e as mínimas podem chegar aos 9.ºC (Guarda).
No sábado, mantém-se o cenário: períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade na região sul durante a tarde. Aguaceiros, em especial nas regiões norte e centro e condições favoráveis à ocorrência de trovoada. As temperaturas não irão além dos 22.ºC (Braga e Santarém) e Guarda continua a ser a capital de distrito com a mínima mais baixa (9.ºC).
No domingo, tudo na mesma: períodos de céu muito nublado, chuva fraca ou chuvisco, mais provável a norte. À tarde, o sul do País deverá registar uma ligeira melhoria nas condições atmosféricas.