O ano começou com chuva e, pelos vistos, assim vai continuar. Não tão forte como se tem feito sentir no Porto, mas estão previstos períodos de chuva "em geral fraca" quer para esta segunda-feira, 9 de janeiro, quer para terça-feira, 10 de janeiro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Depois de dias em que caíram grandes cargas de água sobre a região norte, a Proteção Civil emitiu um aviso à população para o risco de cheias e inundações, incluindo no Porto e em Gaia, depois da "precipitação persistente" que levou ao "aumento significativo dos caudais do rio Douro", avança o "Jornal de Notícias".

Domingo de chuva, mas alívio no Porto. Depois dos estragos, aguaceiros diminuem de intensidade na cidade
Domingo de chuva, mas alívio no Porto. Depois dos estragos, aguaceiros diminuem de intensidade na cidade
Ver artigo

Mas o boletim do IPMA mostra que, nesta região, o mau tempo vai acalmar – até ao fim da manhã desta segunda-feira, os aguaceiros serão "fracos e pouco frequentes", assim como o vento. Já na terça-feira, o céu vai estar muito nublado, mas a chuva continuará em "geral fraca".

Mais a sul, o céu vai apresentar-se "muito nublado", com uma diminuição gradual da "nebulosidade a partir do fim da tarde" e com períodos de "chuva fraca ou chuvisco". Na Grande Lisboa, o panorama será idêntico para os próximos dias, diz o IPMA.

A partir de quarta-feira, 11 de janeiro, o cenário também não muda muito em todo o País. A chuva, porém, vai ser ligeiramente mais forte, "passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes, gradualmente de norte para sul", continua o boletim, acrescentando que o vento vai passar de "fraco a moderado".