É normal uma mulher tratar da sua depilação pelo menos uma vez por mês, e um dos métodos mais comuns é fazer a depilação a cera. Agora que não nos podemos dirigir a uma esteticista, o que fazemos? Falámos com três profissionais para nos responderem a todas as dúvidas, para que consigamos fazer uma depilação caseira de forma eficiente.
Primeiro do que tudo, as três esteticistas com quem falámos aconselham a fazer uma boa esfoliação nos dois dias antes de prosseguir para a depilação. Esfoliar ajuda a desencravar alguns pêlos e ajuda na remoção da cera. "Durante a depilação a pele deve estar limpa e seca. Após a depilação aconselho a pôr um bom creme hidratante," aconselha a esteticista Flávia Teixeira, acrescentando que os melhores produtos variam consoante o tipo de pele. A esteticista Talita Almeida, de Coimbra, aconselha ainda que evite tomar banho com a água muito quente no dia da depilação, porque "tanto a cera, lâmina ou creme podem alterar a camada superior da pele, e deixá-la mais sensível."
Passando para a depilação, Lia Caçador, esteticista no salão Bemte Care Day Spa, diz que a melhor forma de fazer a depilação é utilizar as bandas de cera fria. "É a opção mais segura, não precisa de aquecer ou derreter....Não há riscos. Existe nos supermercados e com uma simples fricção aquece-se e, bem ou mal, conseguimos arrancar pêlos! Podemos usar de baixo para cima e de cima para baixo até obtermos os melhores resultados!" Tal como Lia, também Flávia acredita que se deve usar cera fria, ou morna, nunca quente, pois esse método é mais usado nos salões de beleza e convém ser feito por um profissional.
Já para Talita Almeida, a melhor forma de fazer a depilação em casa é com o creme depilatório. "Não há risco de cortes, ou encravar os pêlos." Contudo, para as mais ousadas, que querem tentar a cera, tenham a certeza de que a pele está bem seca, "caso tenha pó talco, é perfeito para proteger e tirar a humidade local". "Se sentir ardor, pare de imediato, pois pode causar queimaduras e lesões na pele."
Mas para aquelas que não querem ter muito trabalho e optam pela lâmina, a melhor altura para o fazer, segundo Talita, é "durante o banho, pois os pêlos ficam mais maleáveis, mas cuidado, pois pode cortar-se com mais facilidade."
Para as mulheres que se querem aventurar, Flávia dá-nos uma receita de cera caseira de açúcar e limão:
Ingredientes:
— Quatro chávenas de açúcar refinado branco;
— Uma chávena de sumo de limão puro (150ml);
— Três chávenas de sopa de água.
Modo de preparação:
Colocar o açúcar da água numa panela em lume médio, mexa até o açúcar derreta, depois meter o sumo de limão aos poucos e ir mexendo sempre. A cera vai estar pronta quando estiver com aparência de caramelo."
Lia também tem uma receita, que lhe foi dada num curso, para fazer cera de açúcar e mel. Só precisa de "duas colheres de açúcar, uma colher de sobremesa de mel, uma chávena de sumo de limão, uma colher de sopa de água". "Em seguida, numa panela ferve-se o açúcar com o mel e a água. Em lume brando mexe-se e quando derreter acrescentamos o sumo de limão, sempre a mexer. Quando obtiver um ponto caramelo meio espesso a nossa cera está pronta. Depois é só deixar esfriar um pouco com uma espátula e experimentar no pulso na zona interior e se não queimar podemos começar", explica.
Convém ter atenção e esfoliar sempre a pele pelo menos um vez por semana e hidratá-la. De preferência com cremes calmantes que tenham aloé vera, acrescenta Talita.
Para terminar, Lia acrescenta que nesta fase podemos até fazer esfoliantes e máscaras caseiras pois são ricos em vitaminas e minerais. "Podemos usar o açúcar e o gel de banho ou óleo de amêndoas doces e fazer uma boa esfoliação tanto no rosto como no corpo. Podemos fazer uma máscara de iogurte e mel para promover uma boa hidratação... Há inúmeras dicas de esfoliantes e máscaras que podemos fazer... E claro beber muita água para ajudar a nossa pele."