Até há alguns dias, o nome de Sasha Walpole permanecia no anonimato. Mas, devido ao livro de memórias do príncipe Harry, a britânica de 40 anos é agora uma celebridade. Depois de o príncipe descrever em detalhe a forma como perdeu a virgindade atrás de um pub "com uma mulher mais velha", a imprensa britânica conseguiu descobrir a mulher de 40 anos.
Em entrevista a Piers Morgan, e de forma bastante respeitosa, a condutora de restroescavadoras, casada e mãe de dois filhos, recordou o episódio, que aconteceu no dia do seu 19.º aniversário. O grupo de amigos do qual faziam parte encontrou-se no pub e Harry, na altura com 16 anos, não veio de mãos a abanar. Trazia um cartão para oferecer a Sasha e também um peluche de Miss Piggy, famosa personagem d'Os Marretas. "Esse era o tipo de amizade que tínhamos. Nem sequer estava à espera de um cartão", recorda. "Nós éramos dois amigos. Ainda o vejo como o Harry, com quem ia ao pub", diz Sasha a Piers Morgan.
Os duques de Sussex têm travado uma longa batalha contra a invasão da sua privacidade, assunto sobre o qual falam longamente no documentário da Netflix "Harry e Meghan". Para Sasha Walpole, há uma incoerência de Harry por querer ter uma vida resguardada e, ao mesmo tempo, expor publicamente detalhes tão íntimos não só da sua vida, como da vida alheia. E sem pedir autorização. "Ninguém me contactou a dizer que o episódio ia aparecer no livro", lamenta.
O interesse por cavalos e por pólo uniu os dois amigos, que estavam integrados num grupo. No verão de 2001, Sasha trabalhava na casa de campo do rei Carlos III enquanto cuidadora de cavalos. Trocava mensagens com Harry, telefonavam-se e mantinham uma relação de camaradagem. Sasha reitera que o envolvimento "foi errado". "Nunca devia ter acontecido. Não houve nada antes nem depois [...] Não há nada de glorioso em dar uma atrás do pub depois de beber uns copos", afirma, de forma bem disposta. "Eu não o via como o príncipe Harry. Éramos amigos. Foi ele que me começou a beijar e, depois, aconteceu", recorda.
A mulher garantiu ainda a Piers Morgan que não sabia que Harry era virgem. "As pessoas falam e, no dia seguinte, fiquei a perceber que ele era [virgem]", recorda. Depois do encontro sexual, que durou apenas cinco minutos, Sasha e Harry nunca mais se viram nem falaram. "O verão começou e os nossos círculos sociais eram diferentes. Comecei a frequentar outro pub e foi aí que conheci o meu marido". A mulher reconhece que Harry pode ter-se sentido constrangido com o momento, daí não ter voltado a contactá-la.
Questionada sobre ter ficado em silêncio durante 21 anos, Sasha diz que foi "por respeito" ao príncipe mas que, quando soube que o momento era retratado em "Na Sombra", não conteve as asneiras. "Quase caí do sofá", recorda. Os amigos mais próximos, que tinham conhecimento do envolvimento de Sasha com o príncipe, fizeram as piadas do costume. Explica ainda porque é que nunca quis lucrar com a história. "Ele era um amigo e havia um sentimento de proteção."
Aliviada por ter decidido falar publicamente sobre o episódio, Sasha Walpole lamenta não ter tido conhecimento prévio de que a história iria surgir naquele que é um dos livros mais vendidos dos últimos anos. "Ele podia ter-me avisado que ia incluir a história no livro. Mesmo que não tivesse pedido, pelo menos dar-me uma opção para saber o que fazer com isto", salienta.