O azeite já não se resume apenas ao original. É verdade que surgiram alguns mais refinados ao longo dos anos, mas também que foram adicionados ao mercado azeites "fora da caixa". Ora, quem acreditaria, nos tempo dos nossos avós, que em 2021 iria ser criado um azeite de alho e pimenta ou de trufa? Talvez ninguém, mas agora é mesmo possível prová-lo.

O azeite com alho e pimenta foi o último a ser lançado pela marca portuguesa Gallo e a juntar-se à gama de azeites aromatizados, dos quais também fazem parte o azeite com trufa e com alecrim. 

Provámos a melhor mousse de chocolate com azeite de sempre — e temos a receita
Provámos a melhor mousse de chocolate com azeite de sempre — e temos a receita
Ver artigo

Fala-se em trufa e os olhos arregalam-se só de pensar que isso envolve um prato sofisticado, embora normalmente de restaurante. Para fazer a receita que mostramos de seguida, não precisará de comprar trufas frescas (até porque custa uns dolorosos mil euros por quilograma na Reforma Agrária), basta o azeite aromatizado com trufa para dar o toque pretendido — e fica bastante mais barato.

Com azeite de trufa pode fazer uma pasta cremosa, com o azeite de alecrim dar o toque final numas batatas com queijo prestes a irem ao forno, e com o azeite de alho e pimenta surpreender aqueles que se vão sentar consigo à mesa este Natal.

Para cada azeite aromatizado, uma receita para desfrutar a dois, com amigos ou em família.

Batatas colmeia com alecrim e queijo parmesão

Batatas colmeia com alecrim e queijo parmesão

Ingredientes (para quatro pessoas)
— Azeite Virgem Extra Gallo aromatizado com alecrim
— 7 batatas primor
— 3 alhos picados
— Q.b. de alecrim
— 75g de queijo parmesão ralado
— Q.b. de sal grosso
— Q.b. de pimenta

Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 190ºC. Corte as batatas em fatias finas sem nunca finalizar o corte de forma a formar um harmónio. Regue com azeite aromatizado com alecrim e leve ao forno por cerca de 45 minutos. Retire, polvilhe com o queijo e leve novamente ao forno por mais 10 minutos para que o queijo toste. Sirva com mais um fio do azeite.

Linguine de cogumelos e bacon

Linguine de cogumelos e bacon
Linguine de cogumelos e bacon créditos: gallo

Ingredientes (para duas pessoas)
— Azeite Virgem Extra Gallo aromatizado com trufa
— 100 gramas de bacon aos cubos
— 1 dente de alho picado
— 100 gramas de cogumelos
— 150 gramas de linguini
— Q.b. de queijo parmesão
— Q.b. de tomilho
— Q.b. de sal
— Q.b. de pimenta

Modo de preparação

Numa frigideira, salteie o bacon em Gallo Azeite Virgem Extra Clássico até ficar dourado. Baixe o lume, adicione os dentes de alho e os cogumelos, misture e deixe cozinhar em lume brando por cinco minutos. Tempere com sal, pimenta e tomilho a gosto.

Enquanto isso, cozinhe o linguine conforme as instruções da embalagem. Escorra a massa, adicione-a à frigideira dos cogumelos e envolva. Sirva a massa empratada com lascas de queijo parmesão e finalize com azeite de trufa.

Lombos de bacalhau com presunto e salteado de couves

Lombos de bacalhau com presunto e salteado de couves

Ingredientes (para seis pessoas)
— Azeite Virgem Extra Gallo aromatizado com alho e pimenta
— 5 lombos de bacalhau
— 6 dentes de alho
— Q.b. de bagos de pimenta
— 5 folhas de louro
— 2 couves portuguesas ripadas
— 1 couve lombarda ripada
— 6 colheres de sopa de azeitonas picadas
— 3 fatias de presunto
— Q.b. de coentros

Modo de preparação
Corte os lombos de bacalhau ao meio, retire a espinha e apare de forma a obter dois lombinhos de cada lombo. Coloque num tacho e regue com o azeite aromatizado com alho e pimenta até cobrir. Adicione três dentes de alho esmagados, bagos de pimenta e folhas de louro. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 40 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 190ºC.

Coloque as fatias de presunto num tabuleiro e leve ao forno para secarem. Aqueça azeite numa frigideira, adicione o restante alho picado e deixe cozinhar por cerca de um minuto. Junte as couves e deixe cozinhar mexendo de vez em quando até murcharem. Quando estiverem cozinhadas, tempere a gosto com sal, pimenta e adicione as azeitonas. Envolva bem.

Para empratar, coloque as couves no centro de um prato, por cima disponha um lombo de bacalhau e termine com uma fatia de presunto crocante. Sirva com mais pimenta moída, coentros e um generoso fio de azeite de alho e pimenta.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.