É o filme do momento da Netflix. Chama-se "365 Dias" e já está no topo dos assuntos mais comentados das redes sociais por utilizadores que se dizem arrependidos depois de, inocentemente, terem visto o filme na presença dos pais. E a premissa da produção polaca, que se estreou no catálogo da plataforma de streaming a 7 de junho, talvez possa explicar precisamente o porquê.

Ao longo das quase duas horas de filme, a história foca-se na figura de Laura. Esta mulher, que é diretora de marketing numa empresa conceituada da Polónia, vê a sua vida a mudar drasticamente quando, numa viagem para Sicília, em Itália, é raptada por um membro violento da máfia italiana. Esse chama-se Massimo que, depois de a raptar, explica-lhe que já a tinha visto há cinco anos e que, desde então, nunca mais deixou de pensar nela.

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É nesta conjuntura que Massimo revela os seus planos a Laura: vai mantê-la prisioneira durante 365 dias para que, a cada dia, esta se sinta cada vez mais próxima de se apaixonar por ele. Para isso, o mafioso promete-lhe uma vida abastada e repleta de luxos. Pelo meio, há cenas de sexo quase explícito e que levou muitos dos que viram o filme a compará-lo a uma versão mais extrema e arriscada do que "As Cinquenta Sombras de Grey", de 2015.

Como não podia deixar de ser num filme destes, "365 Dias" está a ser controverso. Não só por se aproximar mais de um filme pornográfico do que de um filme dramático, mas também por romantizar relações tóxicas e abusivas. Há também quem o acuse de retratar, com uma leveza pouco responsável, situações de rapto e violação, que têm como único propósito desvalorizar a vítima e glorificar o agressor.

O filme não se leva muito a sério e as críticas negativas, lançadas pela imprensa especializada em cinema, reforçam isso mesmo. "365 Dias" parece ser mais um caso de uma produção que apesar das inúmeras falhas — da qualidade de fotografia e estrutura narrativa aos próprios atores — entretém e torna-se viral. E isso é mais do que suficiente para quem o idealizou e filmou.

Embora a Netflix não revele os dados de audiências dos seus conteúdos de forma clara e transparente, a verdade é que, ao abrir o catálogo da plataforma esta sexta-feira, 12 de junho, o filme surge em primeiro lugar na lista das produções mais vistas em Portugal.

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