Mariana Monteiro lançou um novo livro. "Pensamentos de uma Mente Inquieta", editado pela Manuscrito (15,90€), é o terceiro livro da atriz, embora o primeiro dedicado a um público adulto. Este projeto, conta a autora à MAGG, surgiu em 2018, mas Mariana Monteiro confessa que, quando começou a escrever os textos soltos que hoje compõem o livro, nunca teve o objetivo final de lançar algo.

"Vinham-me algumas ideias à cabeça com frases e eu compunha um texto", recorda a atriz e autora, que só no início do ano passado se apercebeu que podia ter material suficiente para lançar um terceiro livro. "Tinha bastantes textos e cheguei à conclusão que podia fazer uma compilação de todos."

Isabel Silva lança três novos livros infantis — do Bem, como não podia deixar de ser
Isabel Silva lança três novos livros infantis — do Bem, como não podia deixar de ser
Ver artigo

Assim, "Pensamentos de uma Mente Inquieta" é a reunião de 60 textos curtos, onde Mariana Monteiro coloca muito da sua alma. "Além de ser algo meu, é uma coisa mais pessoal, íntima. É uma forma de eu também me exprimir de uma forma diferente enquanto artista, porque veem-me sempre mais como atriz."

Feliz e realizada com o novo projeto, Mariana Monteiro assume que tem favoritos nas dezenas de textos presentes no livro. "O da amizade, da fé e do Baile. Diria que todos eles me dizem alguma coisa, todos  têm um significado especial para mim. Mas o do Baile talvez seja o mais especial, para que sejamos nós a dançar ao nosso ritmo, ao som que nos faz sentido e não levar o baile da vida", partilha a autora.

Este projeto exigiu muita dedicação e alguns desafios. "É um processo muito longo, mesmo já tendo quase todos os textos escritos em janeiro de 2020, ainda desenvolvi mais 20. O mais difícil foi tentar distanciar-me. Já estava um pouco viciada naquilo que eu própria tinha escrito", diz Mariana Monteiro. O título foi deixado para o final, e embora o plano inicial fosse usar uma expressão em inglês — "think out loud", algo como pensar alto —, chegou-se ao compromisso de "Pensamentos de uma Mente Inquieta".

O novo livro conta com dezenas de ilustrações da artista Mariana A Miserável, dado que para Mariana Monteiro, só fazia sentido avançar para este projeto com a presença de outra arte. Por coincidência, na altura em que entrou em contacto com a editora para avançar com o livro e sugeriu o nome de Mariana A Miserável, soube que a Manuscrito tinha acabado de se reunir com a artista para outro projeto."Foi um sinal muito forte porque já tinha o nome dela na minha cabeça. Sou fã do seu trabalho", revela Mariana Monteiro.

"Pensamentos de uma mente inquieta" já se encontra disponível nas lojas online e, mais tarde, será anunciada a data do lançamento oficial nas lojas. Recorde-se que a autora já conta com dois livros infantis. "Mariana num Mundo Igual", lançado em 2015, e "Mariana no Caminho para a Igualdade" em 2018.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.