2023 foi um ano de expansão para a Kiabi. Do primeiro espaço no Egito à 11.ª loja em Portugal, a marca de moda francesa, cuja bandeira é a qualidade a preços acessíveis, expandiu-se a mais de 64 pontos de contacto no ano que passou. E a MAGG foi a Paris descobrir aquilo que planeiam fazer em 2024 – e alerta, spoiler: o plano de expansão e reforço continua a ser a sua prioridade, mas não só.

No evento realizado esta terça-feira, 23 de janeiro, os responsáveis da marca mostraram-se mais tímidos em relação ao anúncio das novidades. Até porque a etiqueta enfrenta os mesmos desafios que os seus concorrentes: à semelhança do ano passado, a inflação e o aumento do custo de vida não parecem querer parar de aumentar, o que está a fazer com que os consumidores acabem por gastar cada vez menos em roupa.

Se isso é suficiente para travar o plano de expansão? Não – e os responsáveis garantem que vai continuar a todo o gás, embora pareçam fazer-se valer da máxima de que o segredo é a alma do negócio. Mas vamos diretos ao assunto e àquilo que está estabelecido: no que ao seu crescimento em solo português diz respeito, há novos espaços nos planos.

"Queremos ter cuidado [em dizer números], mas vamos abrir no mínimo duas lojas e no máximo quatro", diz Patrick Stassi, CEO da Kiabi. E o facto de quererem manter algumas das novidades em segredos dos deuses, a par de não  causar alarido na concorrência, tem que ver com os próprios princípios da marca. "Quando abrimos uma loja, queremos fazê-lo com a garantia de que dura pelo menos 15 anos", continua o responsável.

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Patrick Stassi, CEO da Kiabi. créditos: Instagram

A expansão em Portugal tem uma razão de ser. A Kiabi, segundo nos contam, pode ser líder em França, mas em solo português também não se fica atrás. É que, mesmo tendo uma grande concorrência, Portugal está no top 10 de países que mais consomem as linhas de bebé e criança da marca – ainda que seja uma marca para a família, prometendo básicos de qualidade para todos os elementos.

A sustentabilidade, de acordo com os responsáveis, continua a ser uma das maiores preocupações no seio da empresa e as promessas não escasseiam. Entre muitas coisas, planeiam ter "cada vez mais controlo sobre o processo de produção, não utilizar qualquer percentagem de plástico no packaging em 2025 e substituí-lo por cartão reciclado", bem como "alcançar a utilização 100% de material sustentável" nos próximos anos.

Os preços baixos da Kiabi estão a chegar a Alverca. Nova loja da marca está quase a abrir (e vai ter muitas ofertas)
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Isto fica patente através de várias coleções que têm vindo a lançar. Exemplo disso são aquelas que não contam tingimento, um processo que consome muita energia, já para não falar dos químicos presentes nas fórmulas dos corantes sintéticos utilizados – e, claro, dos resíduos líquidos resultantes deste processo, que podem acabar por poluir cursos de água. "A utilização do linho, que utiliza menos água e é mais benéfico para o solo, de algodão reciclado e das lavagens de ganga eco-friendly" também não foram descuradas.

Uma das maiores novidades é o serviço de personalização de peças, disponível em Portugal desde a reta final de 2023, mas que se assume como a grande aposta da marca do ano que corre. O objetivo é que os clientes possam dar uma nova vida às peças que já tem no armário, personalizando-as.

Trocado por miúdos, pode bordar palavras ou frases em artigos como casacos, sweatshirts ou T-shirts. Há vários tipos de letra entre os quais pode escolher, bem como cores, que vão do rosa bebé ao azul escuro, pelo que não faltam opções para ter uma peça que encapsule os seus gostos. Este serviço, que tem um custo adicional de 5€, pode ser encontrado no site oficial da Kiabi ou nos espaços do Ubbo, na Amadora, e no Mar Shopping, em Matosinhos.

Quanto a roupa nova, também há várias novidades a caminho, especialmente para o verão que, não tarda, está a bater-nos à porta – e, claro, sempre a preços amigos da carteira. Os padrões fazem-se sentir, nomeadamente os florais, que figuram em peças como coletes de linho fresquinhos ou camisas fluídas. A cor também não foi descurada – e, desta vez, a insígnia apostou as fichas todas nos tons pastel, que têm estado bastante em voga.

A Kiabi também vai lançar, em 2024, uma coleção de beachwear para toda a família, como é o seu apanágio. Há biquínis, fatos e calções de banho que metem os pais a combinar com os filhos, chinelos coloridos para complementar os looks e até acessórios, como toalhas, para que todas as necessidades para um dia de praia sejam atendidas.

A par disto, a Kiabi vai lançando coleções de forma espaçada ao longo do ano. É o caso de uma que se adapta às necessidades das pessoas com dificuldades de mobilidade – seja pela idade ou por qualquer outro fator, como deficiências físicas –, feitas com materiais mais suaves e fechos inteligentes, ou das infantis, cujos preços começam nos 2,50€.

Veja as fotos do que aí vem.