António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura foram as personalidades que, em 2022, mais tempo apareceram nos blocos noticiosos analisados pelo serviço de clipping Mediamonitor, do Grupo Marktest. Os resultados desta análise (que se focou apenas em peças televisivas em que os protagonistas prestaram declarações em notícias nos serviços regulares de informação da RTP 1, RTP 2, SIC e TVI) colocam o primeiro-ministro no primeiro lugar das personalidades com mais exposição noticiosa na televisão generalista, com um total de 87 horas, contra as 81 do presidente da República.

Porque é que as mulheres vivem mais do que os homens?
Porque é que as mulheres vivem mais do que os homens?
Ver artigo

O top 10 é totalmente ocupado por personalidades ligadas à política e, deste, constam apenas duas mulheres: Catarina Martins e Inês Sousa Real. A líder do Bloco de Esquerda foi a mulher com mais tempo de antena (517 notícias e 22h e 06 minutos), no 5.º lugar. A porta-voz do PAN surge em 7.º lugar (404 notícias e 20horas e 02 minutos).

No conjunto das 30 personalidades que tiveram mais espaço nas notícias em 2022, há apenas mais três mulheres, todas elas ligadas à política. Na 18.ª posição, Marta Temido, agora ex-ministra da Saúde, com 270 notícias e 11 horas e 09 minutos. A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, surge na 24.ª posição, com 142 notícias, 8 horas e 23 minutos e, na 26.ª posição, Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, com 183 notícias, 8 horas e 02 minutos de tempo de antena.

A primeira personalidade não ligada à política surge na 13.ª posição. Trata-se do agora ex-selecionador nacional, Fernando Santos. O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, surge na 15.ª posição e Ruben Amorim, técnico do Sporting, na 22.ª.

Conheça o top 10