Apaixonar-se não fazia parte dos planos quando entrou no "Big Brother", mas acabou por baixar a "barreira" e abrir a porta ao amor. Joana Schreyer abandonou a casa da Malveira no domingo, 12 de dezembro, numa disputa renhida com Bruno d'Almeida.
"Tentei lutar para não me envolver mais, mas foi realmente impossível", contou a ex-concorrente, em conferência de imprensa, esta segunda-feira, 13, sublinhando que o receio de se "magoar" a impedia de se envolver com alguém.
Antes de entrar no reality show, Joana foi traída — em dose dupla. A primeira situação aconteceu há alguns anos, numa "relação muito longa". "Houve traições, houve mentiras, mas eu perdoei e continuámos na relação". A segunda vez, pouco antes do "Big Brother", foi "a pior", com uma amiga próxima. "Nós não éramos namorados, estávamos, sim, juntos e eu descobri que eles estavam juntos também (...) Fez com que me fosse muito abaixo e pusesse ainda mais barreiras."
O namorado, Ricardo, foi pai pela primeira vez com 16 anos e tem dois filhos, Francisco, 11 anos, e Martim, de 7 anos e também foi traído pela ex-companheira. Joana é a primeira namorada a conhecer as crianças, mas assegurou que "nunca na vida" vai "querer ocupar o lugar da mãe". "Tenho um bom exemplo na minha vida, que é a pessoa que está com o meu pai. Eu considero-a uma segunda mãe, ela é realmente muito minha amiga, trata-me como uma filha e eu espero ser o mesmo para o Kiko e para o Martim."
O vídeo de Ricardo a dançar em clima íntimo
Para a ex-concorrente, os filhos do namorado serão o "menor dos problemas" na relação. Na sua perspetiva, o "mais complicado de lidar" serão as vidas de cada um, antes de participarem no programa da TVI.
Quando Ricardo estava fora do jogo e Joana ainda estava na Malveira, o "amor sem medida" de "RiJo" (como são apelidados pelos fãs) foi questionado pelos internautas. Tudo se deveu a um vídeo no qual Ricardo surgia a dançar kizomba em clima íntimo com uma rapariga. Durante a última gala do "Big Brother", foi-lhe dada oportunidade de explicar a situação à namorada, mas preferiu não o fazer.
Em conferência de imprensa, a jovem do Seixal contou que já estava a par de tudo. "Quando saí, foi um choque saber da situação e tive ali uns minutos para absorver tudo, mas ficou tudo bem, eu confio no Ricardo."
Menos de 24 horas depois de se separar (fisicamente) do namorado, Joana também havia dançado com Fábio, concorrente com quem desenvolveu proximidade no jogo — e que chegou a dar azo a ciúmes. "Eu posso ter todos os amigos que quiser, basta que eu respeite a pessoa que está comigo", ressalvou a ex-concorrente, assegurando que Fábio nunca lhe tentou chegar ao coração.
A jovem pronunciou-se ainda acerca dos alegados comportamentos não consentidos do namorado — situação que aconteceu no início de novembro e conduziu à sanção de Ricardo. Confessou ter-se sentido "envergonhada" por ver as suas intimidas expostas em televisão, mas assegurou que "nunca houve qualquer tipo de abuso, nem perto disso".
A polémica do cabelo vermelho de Rita
Na semana passada, Ana Barbosa e Rita acordaram com o cabelo vermelho, sendo que Joana e Débora foram as culpadas, mas estavam em missão. O episódio fez com que a concorrente de Anadia mostrasse vontade de desistir do jogo e ameaçasse vingança das colegas — que, no seu entender, teriam feito tudo com maldade.
"'Assassinar' as duas pessoas que nos roubavam um lugar na final". Este era o objetivo do desafio do Big Brother. "O Big disse-nos 'a tinta é um bocadinho difícil de sair', ok, para nós era esfregar e saía. (...) Se nós soubéssemos que ia ter as repercussões que teve e os cabelos da Rita e da Ana Barbosa iam ficar manchados da maneira que ficaram, tínhamos feito a missão de maneira completamente diferente", explicou Joana, que, mais tarde, pediu desculpa à colega.
Joana Schreyer abandonou o "Big Brother" ao fim de exatamente três meses de reality show, e escolhe Rui Pinheiro como vencedor. Em alternativa, Fábio é o escolhido, apesar de acreditar que a decisão vai ficar entre António e Débora.
Afirmando que a jovem de Cascais é "pica miolos", revelou o conselho que deu a António, Bruno e Ana Barbosa antes de se despedir. "Não falem mais da Débora, não lhe deem mais 'canal'. Quando ela fizer alguma coisa, vocês não liguem, passem à frente, porque vão levá-la à final". Para Joana, os colegas estão a "dar o programa todo" a Débora e vão acabar por "lançá-la para a final", fazendo com que seja a vencedora da edição atual do formato.
Em relação ao futuro, não esconde que gostava de participar novamente num reality show. Por enquanto, pretende dedicar-se à estética, área que lhe dá gozo e na qual, segundo a própria, tem vários cursos.