O Chefs on Fire tomou conta da Fiartil, no Estoril, de 8 a 10 de setembro, com dias recheados de boa comida, música, vinho e muito mais. Agora que estamos todos de ressaca da edição de 2023 — e com olho nas novidades que podem estar a caminho —, vale a pena passar em revista as propostas gastronómicas que nos encheram as medidas.

David Jesus. O chef que fez de um restaurante nascido em pandemia um marco da cozinha vegetal em Portugal
David Jesus. O chef que fez de um restaurante nascido em pandemia um marco da cozinha vegetal em Portugal
Ver artigo

A MAGG esteve pelo Chefs on Fire durante todo o evento, que nasceu de uma dificuldade logística de Gonçalo Castel-Branco, o fundador do projeto, em cozinhar para dezenas de pessoas no aniversário da irmã (tal como lhe contámos aqui).

Falámos com vários chefs, como Zé Paulo Rocha, o homem forte do sucesso sem precedentes que é O Velho Eurico, ou Paulo Alves, que levou o sushi para o fogo na sua estreia no recinto, mas, afinal, o que é que gostámos mais de comer?

Não foi uma escolha nada fácil, avisamos já, mas feitas as contas, conseguimos chegar a um top 5 + 1 — isto porque há um prato que, apesar de não ser nenhuma proposta de chef, tomou de assalto o Chefs on Fire e criou filas durante todo o evento.

As vieiras na brasa com miso e cogumelos do chef Tiago Penão

Chefs on Fire — pratos
Vieiras na brasa (Tiago Penão) Hayley Kelsing

Quando visitámos o Kappo, em Cascais, aquando da sua abertura, percebemos logo o potencial do chef Tiago Penão, que nos serviu uma das melhores refeições de sushi da nossa vida. Não faltou muito até enquadrar o elenco do Chefs on Fire, primeiro como Rising Star e, em 2023, como um dos chefs cabeças de cartaz, digamos assim.

A proposta de vieiras na brasa com miso e cogumelos ganhou imediatamente o prémio de melhor empratamento, ao ser servida numa concha sobre sal grosso, mas o melhor chegou mesmo quando a provámos. A textura e frescura das vieiras a contrastar com o molho quente e com os cogumelos cozinhados na perfeição venceu um lugar no nosso coração — e estômago também.

Chef Tiago Penão

Pode encontrar o chef Tiago Penão no Kappo  (Av. Emídio Navarro 23 A) e também no Izakaya (Rua do Poço Novo 180), num conceito mais de tasca japonesa, ambos em Cascais.

O pato assado e arroz de enchidos da chef Marlene Vieira

Chefs on Fire — pratos
Pato assado (Marlene Vieira) Hayley Kelsing

Um dos nomes mais reconhecidos do panorama gastronómico português, não foi de estranhar que a fila do spot de Marlene Vieira fosse das maiores do último dia do evento. Mas não é só fama, mas muito proveito, porque a proposta da chef enchia os olhos e o estômago.

O pato assado cozinhado no ponto certo era o protagonista de uma proposta em que o acompanhamento ameaçava roubar a cena: falamos do arroz de enchidos, que ainda temos marcado na nossa memória. Mais cremoso e envolvente, o sabor tão tradicional dos enchidos estava presente, mas sem se tornar enjoativo.

Marlene Vieira convida José Avillez, Vasco Coelho Santos e Rui Silvestre para jantar que honra a primavera
créditos: Mário Ambrozio

Pode encontrar a chef Marlene Vieira no Marlene, (Av. Infante D. Henrique Doca, R. Jardim do Tabaco), a proposta de fine dining, ou no Zunzum Gastrobar (também no Terminal de Cruzeiros de Lisboa), ambos em Lisboa.

O chambão de vaca e cozido de grão fingido do chef Alexandre Silva

Chefs on Fire — pratos
Chambão de vaca e cozido de grão fingido (Alexandre Silva) Hayley Kelsing

Com a responsabilidade de apresentar um prato que enchesse as medidas aos clientes do Fogo, o chef Alexandre Silva estava mais do que no seu elemento ao cozinhar carne no fogo, justamente. Trouxe as panelas de ferro do restaurante lisboeta e foi aí que cozinhou este chambão de vaca e cozido de grão fingido, que nos remeteu imediatamente para os almoços de domingo em família.

Cozinhou durante várias horas esta parte menos nobre da vaca, tanto que a mesma se desfazia ao toque. O grão estava envolvido num molho delicioso, complementado com umas generosas e saborosas rodelas de chouriço. Comer "cozido" no Chefs on Fire? Check!

Alexandre Silva

Pode encontrar o chef Alexandre Silva no Fogo (Avenida Elias Garcia 57) e no Loco (Rua dos Navegantes 53B), ambos em Lisboa.

A espetada de polvo do chef João Magalhães

Chefs on Fire — pratos
Espetada de polvo (João Magalhães) Hayley Kelsing

O polvo é, provavelmente, um dos pratos mais associados à gastronomia portuguesa. Por outro lado, é também um prato da morte, porque que atire a primeira pedra quem nunca mordeu um tentáculo para descobrir uma textura tipo pastilha.

O chef João Magalhães, responsável pelo Tricky's, não se deixou assustar e trouxe para o evento uma espetada de polvo, completada com batata. Mas a estrela da companhia foi mesmo o molusco, que apresentou cozinhado de uma forma fabulosa, saboroso e tenro. Podíamos ter comido 10 espetadas, e só a vergonha nos impediu — vá, e não ter mais olhos que barriga.

Pode encontrar o chef João Magalhães no Tricky's (Rua da Boavista 112), em Lisboa.

A tosta de barriga de porco, kimchi e karashi da chef Catarina Nascimento

Chefs on Fire — pratos
Tosta de barriga de porco (Catarina Nascimento) Hayley Kelsing

Barriga de porco? Que gorduroso, dizem vocês. Não sabem o que andam a perder, respondemos nós, principalmente se a mesma for preparada pela chef Catarina Nascimento, do 83 Gastrobar.

A chef, que completou o trio de chefs Rising Stars convidados para a edição deste ano, apresentou a carne numa tosta de pão brioche delicado e saboroso, complementada com o toque coreano do kimchi e a mostarda de-li-cio-sa inspirada na cozinha japonesa. Era complicada de comer sem fazer uma salganhada? Era, pois, mas valeu muito a pena.

Catarina Nascimento

Pode encontrar a chef Catarina Nascimento no 83 Gastrobar (Alameda Trajano 10), em Chaves.

Bite preferido? A tosta de camarões marinados com mistura de tandoori do Gunpowder

Tosta

A "banca" do restaurante indiano Gunpowder foi a rainha dos bites no Chefs on Fire. Fosse a qualquer momento da tarde ou da noite, era ver a fila a aumentar para que todos conseguissem agarrar a bela da tosta.

O picante no ponto certo, o sabor delicado dos camarões e a crocância do pão (que era uma simples carcaça), tudo envolvido num molho que nos teletransportava para os sabores indianos, fizeram com que esta iguaria tivesse de fechar o nosso top.

O Gunpowder Lisboa fica na Rua Nova da Trindade 13, em Lisboa.