Depois do ananás na pizza, outra das grandes controvérsias: é bom dormir de meias, dá-nos mais conforto, ou nem por isso? Independentemente da sua opinião, um estudo veio tentar trazer algum valor científico para a questão e chegou a uma resposta conclusiva: sim, adormecer de meias pode ser realmente proveitoso.
O resultado é de uma investigação da Sleep Foundation, uma organização norte-americana que se dedica a estudar o sono. Tendo em mente que os pés ajudam a regular o calor do corpo — e que a nossa temperatura desce enquanto dormimos —, o mesmo estudo salienta que aquecer os membros inferiores com a ajuda das meias faz com que os vasos sanguíneos dilatem, e leva o nosso cérebro a perceber que a hora de dormir aproxima-se. "Calçar meias pode ser uma boa ideia se tiver dificuldade em adormecer", refere a investigação.
Mais: de acordo com o artigo publicado no Journal of Physiological Anthropology, dormir de meias tem efeitos positivos para a saúde durante o sono. "O tempo de sono foi prolongado e o número de despertares durante a noite foi reduzido", refere a investigação, que contou com uma amostra de seis homens, que acederam a participar num ensaio inicial.
"Em adultos, o início do sono foi acelerado com meias quentes e neutras". Este foi outro dos resultados observados sobre a relação entre o sono e as meias. No entanto, é essencial esclarecer que estes estudos trabalharam com participantes com insónias.
Apesar das descobertas sobre os benefícios das meias para o sono, cada pessoa tem a capacidade de regular a temperatura corporal. "Não há estudos publicados. Mas a sensibilidade ao frio tende a ser maior nas mulheres", salienta a investigação. "Em geral, as mulheres usam mais meias para dormir do que os homens", mas muitas pessoas não acham confortável dormir com com meias, pois "cortam a circulação nos pés".