Janeiro é um mês cheio de promessas. Uns prometem começar a fazer exercício, outros a ler um livro por mês e ainda há aqueles focados em comer melhor. Neste último ponto, tanto cabe uma alimentação mais equilibrada, como mais amiga do ambiente e é para isso que surge a aplicação VeggieKit. Tem receitas vegetarianas, fáceis e ainda dicas e apoio de nutricionistas para tirar todas as dúvidas sobre este tipo de alimentação.

O VeggieKit, da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), começou com um livro lançado em 2019, passou depois para um site com o mesmo nome e agora está ao passo de apenas uns cliques ao abrir a app gratuita no telemóvel.

Um minuto e zero embalagens. É o que basta para ter bebida vegetal fresca em casa
Um minuto e zero embalagens. É o que basta para ter bebida vegetal fresca em casa
Ver artigo

"Sentimos que o site, no fundo uma extensão da versão impressa, já não era suficiente, porque hoje em dia a maior parte das pessoas leva o telemóvel no bolso e é o que usa para aceder à internet. Então achámos que para as pessoas, seja ao preparar um prato vegetariano ou a tentarem informar-se, seria mais fácil se estivesse tudo condensado numa aplicação", diz Nuno Alvim, presidente da direção da AVP, à MAGG, acrescentando que avançaram com a app após perceberem que havia uma lacuna na oferta de apps de qualidade em português sobre esta temática.

Dado que a procura por restaurantes vegetarianos aumentou em 2021, esta nova app disponibiliza ainda um desafio de duas semanas, o Desafio Veggie de 15 Dias, que convida os portugueses a terem uma alimentação vegetariana durante este período de tempo através das receitas disponibilizadas e não só.

Desafio Veggie de 15 Dias
Desafio Veggie de 15 Dias créditos: divulgação

"As pessoas podem fazer um desafio de 15 dias com orientação, inclusive com o apoio de mentores e nutricionistas. Existe também uma secção com vídeos curtos de vários influenciadores e pessoas na área da alimentação de base vegetal que convidámos para explicar o processo de ir às compras e de cozinhar, porque, no fundo, acaba por ser uma transformação, quer no estilo de vida, como naquilo que colocamos na dispensa e frigorifico", explica Nuno Alvim.

O apoio de nutricionistas é uma das principais vantagens de aderir ao desafio da VeggieKit, uma vez que existem muitos mitos em torno da temática, como a ingestão insuficiente de proteína ou da temida falta da vitamina B12 ao seguir uma alimentação vegetariana. A ajuda dos profissionais na área da nutrição só está acessível durante o desafio, no entanto, quem quiser pode repeti-lo por mais duas semanas e aí continuará a ter as dúvidas respondidas no imediato e a ser incentivado pelas receitas.

Na app VeggieKit é ainda possível fazer quizzes interativos e marcar nos favoritos receitas que vai querer fazer mais tarde, ficando assim guardadas para comprar o que é necessário numa próxima ida ao supermercado — adiantando uma das dicas da app, a organização é a chave desta e de toda a alimentação que se quer equilibrada.

Espreite algumas das receitas que pode encontrar na nova app.

Mac and cheese sem queijo e com todo o aspeto de babar

No que diz respeito a receitas, a app tem ideias desde o pequeno-almoço ao jantar e algumas que são capazes de surpreender até os mais céticos sobre a alimentação vegetariana. "Temos pratos muito variados de vários autores e chefs de cozinha vegetariana de todo o País e acho que as pessoas vão ficar muito satisfeitas", refere o presidente da direção da AVP sobre a app concebida para ser mais "inclusiva", o que justifica o facto de todas as receitas serem "100% vegetais" e não exclusivamente vegan.

Pistácio. Esta mercearia 100% vegan tem uma nova morada (num local bem conhecido)
Pistácio. Esta mercearia 100% vegan tem uma nova morada (num local bem conhecido)
Ver artigo

Entre os chefs e cozinheiros está Nuno Mota (mais conhecido como Alho Francês e responsável pelos donuts da Damn Doughnuts), Vânia Ribeiro, autora do blogue "Made by Choices", e ainda a nutricionista Sandra Gomes Silva, autora do livro e página de Instagram "O Vegetariano".

Para aguçar a curiosidade e perceber como fazer uma alimentação vegetal pode consistir em comer num dia um salteado de legumes e noutro um mac and cheese, deixamos três receitas que vai encontrar na app VeggieKit.

Está disponível para Android e em breve também em iOS.

Cogumelos à Bulhão Pato

Cogumelos à Bulhão Pato
Cogumelos à Bulhão Pato créditos: veggiekit

Ingredientes:
— 250 gramas de cogumelos shiitake
— 1 limão
— 2 dentes alho
— Coentros q.b.
— Mostarda dijon q.b. ( a picante cria um contraste mais interessante )
— Vinho branco q.b.
— Azeite q.b.

Modo de preparação:
Numa frigideira com azeite bem quente, coloque os cogumelos cortados ao meio e deixe fritar bem. Junte o vinho branco que vai fazer com que se descole tudo da frigideira. Coloque depois uma colher de sobremesa da mostarda e junte os coentros. Adicione lâminas de alho sem pedúnculo e esprema sumo de limão. Como o lume está alto, o molho solidifica muito rápido. Sirva imediatamente, polvilhando com coentros picados e mais sumo de limão para ficar bem vibrante. Acompanhe com fatias de pão torrado para sugar o molho todo.

Esta receita é do chef Alho Francês.

Mac and Cheese

Mac and Cheese
Mac and Cheese créditos: veggiekit

Ingredientes:
— 300 gramas de macarrão
— 225 gramas de batata amarela
— 15 gramas de cenoura
— 50 gramas de cebola picada
— ¾ copo de água da cozedura dos vegetais
— 75 gramas de cajus
— ¼ copo de leite de coco
— 4 colheres de sopa (cheias) de levedura de cerveja
— 1 colher de sopa de sumo de limão
— 1 pitada de paprica
— Alho em Pó a gosto
— Pimenta a gosto

Modo de preparação:
Coza o macarrão al dente, de acordo com as instruções da embalagem, escorra a água e reserve à parte.
Numa panela à parte, coza a batata, a cenoura e a cebola, até ficarem macias para transformar em puré. O tempo de cozedura varia dependendo da espessura dos vegetais.

Num processador de alimentos, coloque os vegetais cozidos e 3/4 de água da cozedura, com os restantes ingredientes, deixando o macarrão de parte. Processe até obter uma textura suave. Misture o molho de queijo vegano sobre o macarrão e sirva.

Suspiros sem Ovo

Suspiros – Sem Ovo
Suspiros – Sem Ovo créditos: veggiekit

Ingredientes:
— 140 ml de água de cozedura de grão de bico, ou de uma lata de grão
— ¾ de Copo de Açúcar
— 1 colher de chá de essência de baunilha
— Sumo de meio limão

Modo de preparação:
Pré-aqueça o fogão a 100ºC. Comece por bater a água de grão de bico durante cinco minutos até começar a ganhar uma consistência firme. Lentamente, adicione os restantes ingredientes, começando pelo açúcar e terminando com o sumo de limão. Bata mais 10-15 minutos e verifique se a clara de neve está firme. Se pingar, continue a bater até ficar com a consistência de uma mousse. Cozinhe cerca de quatro horas, ou menos se preferir que fiquem mais fofinhos. Deixe arrefecer lentamente dentro do fogão.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.