Se recebesse um japonês em casa para uma sardinhada, certamente dir-lhe-ia para puxar uma fatia de pão ou broa, colocar uma sardinha em cima, deixar os talheres de lado e arranjar assim mesmo: com a mão. Estas regras fazem parte da nossa tradição, tal como outras gastronomias têm as suas. É o caso do sushi, sobre o qual ouvimos variadas teorias — como que as peças têm de comer-se de uma só vez ou que sushi é para comer com as mãos.
Já explicámos aqui como fazer arroz de sushi, ao qual só tem de adicionar peixe fresco e fruta ou legumes à escolha, resta saber como comer quando tudo estiver pronto ou quando pedir um combinado num restaurante.
Para que não haja dúvidas sobre como comer, vários chefs de Tóquio, no Japão, explicam tudo ao pormenor e deixam uma série de dicas reunidas pela "CNN Travel". Não só têm as origens no mesmo local onde nasceu o sushi — no Japão, onde tudo começou com a técnica narezushi, que consiste em embrulhar o peixe em arroz fermentado —, como uma vasta experiência nesta comida que implica uma formação intensa para ser chef.
Ponto por ponto, leve estes ensinamentos consigo para a vida (e para a próxima vez que for comer sushi). Se precisar de dicas, sugerimos alguns dos novos restaurantes em Portugal, com sushi na carta: Aruki Oeiras, Casa Japonesa, Uddo, Hen.tai e Wabi Sabi.
- Molho de soja. Deixe de afundar as peças de sushi no molho de soja. Deve pegar no sushi e virá-lo de cabeça para baixo de modo a mergulhar o peixe primeiro, porque, se fizer ao contrário, o arroz vai desfazer-se, além de que absorverá muito molho e o verdadeiro sabor da peça acaba por perder-se.
- Levar à boca. "O peixe deve tocar a língua primeiro", diz Koji Sawada, responsável pelo restaurante Sawada, com duas estrelas Michelin. Sobre comer tudo de uma vez, nada é referido, por isso, fica ao seu critério.
- Wasabi. Não misture wasabi no molho de soja, a não ser que vá comer sashimi (peixe cru).
- Gengibre. Para uns fica sempre de lado, para outros mais viesse. A ideia é retirar um pouco para o seu prato e coma entre peças para refrescar o paladar.
- Com ou sem pauzinhos. Idealmente sem, mas nos tempos que correm comer sem pauzinhos pode não ser a melhor ideia. "Hoje em dia quase toda a gente usa pauzinhos. É por uma questão de higiene", refere o o chef Goh Saito, do restaurante Magurobito, em Asakusa. Ainda assim, os chefs esclarecem que comer sushi com as mãos é a forma mais tradicional e que mantém o sabor autêntico do sushi. Isto porque os pauzinhos acabam por comprimir os grãos de arroz soltos e alterar a textura da peça.
- Comer logo. Não é que seja difícil dar conta de um combinado de sushi em poucos minutos, mas quando se trata de um rodizio, por exemplo, não é de bom tom deixar a peça que acaba de ser servida durante muito tempo no prato. A razão é simples: acaba por perder qualidade — muda a temperatura, a textura e a humidade — e lá se vai o esforço do chef que a preparou.