Abril de 2022 pode ser o mês de viragem para a TVI. O canal de Queluz de Baixo está cada vez mais próximo da SIC e, de acordo com os dados da CAEM, encontra-se a apenas uma décima percentual da rival de Paço de Arcos.

Guerra na Ucrânia. Canais de notícias aumentam audiências, CMTV desce
Guerra na Ucrânia. Canais de notícias aumentam audiências, CMTV desce
Ver artigo

De 1 a 13 de abril, a SIC registou uma quota de mercado de 17,2%, tendo a TVI feito, no mesmo período, uma média de 17,1%. Na última semana (7 a 13 de abril) o canal liderado por José Eduardo Moniz ultrapassou mesmo a estação comandada por Daniel Oliveira, tendo registado 17,2% de share (contra os 16,8% da TVI). Na média anual, a estação de Paço de Arcos continua a ser líder, com 17,8% de quota de mercado, mais 0,8p.p. do que a TVI.

Apesar de esta aproximação, os dois canais generalistas registam oscilações na quota de mercado que indicam uma tendência de descida. Em abril de 2021, SIC tinha 20,2% de share e TVI 17,5%. Em março de 2022, a estação de Paço de Arcos fechou o mês com 17,5% de share e a estação de Queluz de Baixo com 16,6%. A tendência de queda dos canais generalistas contrasta com a subida constante da quota de mercado da Pay TV (canais pagos): em abril de 2021, o conjunto de canais pago registava 35,5% de quota de mercado e, em março de 2022, este valor situa-se nos 39,4%.

De  "Ídolos" a "BB Famosos". As apostas de SIC e TVI em 2022

Os primeiros meses de 2022 têm sido de forte aposta em novos formatos, tanto na SIC como na TVI. "Tabu", de Bruno Nogueira", a novela "Por Ti", protagonizada por Lourenço Ortigão e Filipa Areosa, uma nova temporada de "Casados à Primeira Vista", o regresso de "Ídolos" e também de Fátima Lopes à estação, com "Caixa Mágica", têm sido os trunfos de Daniel Oliveira.

A TVI, por seu turno, apostou em duas edições consecutivas de "Big Brother Famosos" com Cristina Ferreira aos comandos das galas (com uma terceira com data de estreia apontada para 24 de abril), uma terceira temporada de "Festa é Festa" e a novela "Quero é Viver". Este sábado, 16 de abril, arranca o formato de humor "Mano a Mano", conduzido por Ana Garcia Martins e Gilmário Vemba e, na próxima segunda-feira, 18, arranca a novela das 19h, "Rua das Flores".

A 1 de maio, feitas as contas, saber-se-á se tudo continua igual ou se vão soltar-se os fogos para os lados de Queluz de Baixo.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.