Quatro edições regulares do "Big Brother", entre 2000 e 2003 e, dez anos depois, mais quatro edições do formato. Já da "Casa dos Segredos", vigiada pela Voz, foram sete edições regulares, entre 2010 e 2018.

Bruno de Carvalho só entra no "Big Brother Famosos" com o "sócio". Saiba quem é
Bruno de Carvalho só entra no "Big Brother Famosos" com o "sócio". Saiba quem é
Ver artigo

Além dos vencedores, quem fica na memória dos telespectadores são, habitualmente, os concorrentes que criam mais confusão — seja por discutirem mais, falarem mais alto ou dizerem mais asneiras — e aqueles que, de alguma forma, se destacam pela sua personalidade — mais engraçada, mais extrovertida, mais espalhafatosa.

Mas só os verdadeiros fãs de reality shows se lembram dos primeiros a abandonar a casa. Riquita, Cristiana, Fernando, Zélia, Fábio, Luís, Anuska, Nuno, Mário, Delphine, Tracy, Yana, Célia, Catarina e Margarida: estes nomes são-lhe familiares? A menos de um mês da final de mais um "Big Brother", a MAGG reuniu uma lista dos primeiros a dizer adeus ao jogo que revolucionou o País, há vinte anos.

Riquita — "Big Brother 1" (2000)

Ao fim de três dias, Riquita foi expulsa do primeiro reality show a estrear em Portugal, o "Big Brother", em setembro de 2000, apresentado por Teresa Guilherme.

Deu-se a conhecer ao público português aos 28 anos e, na altura, era professora de inglês e mãe de dois filhos. Atualmente, segundo o seu perfil no LinkedIn, mantém-se na área da educação, mas leciona também português.

Riquita Big Brother
Riquita foi expulsa do "Big Brother 1" em setembro de 2000. créditos: LinkedIn

Veja aqui o primeiro diário do primeiro reality show em Portugal.

Cristina —"Big Brother 2" (2001)

O sucesso do reality show foi tal que a estação de Queluz de Baixo apostou numa segunda edição, três semanas depois da primeira final.

"Big Brother 2" marcou pelo número surpreendente de candidaturas. A primeira a abandonar a casa da Venda do Pinheiro, em janeiro de 2001, foi Cristina. Na altura, estava desempregada, tinha 35 anos e residia no município de Matosinhos.

Cristina Big Brother 2
Cristina foi a primeira concorrente expulsa do "Big Brother 2". créditos: TVI

Recorde aqui alguns momentos da segunda edição do formato.

Fernando — "Big Brother 3" (2001)

O reality show continuava a fazer furor na televisão nacional e, depois de uma pausa nos meses de verão, a TVI estreou a terceira temporada, em setembro de 2001.

"Big Brother 3" ficou marcado pela vitória de uma mulher, mas foi um homem, Fernando, o primeiro a deixar o jogo. O concorrente tinha 24 anos, era de Luanda e trabalhava como contabilista.

Fernando big Brother 3
Fernando foi o primeiro concorrente expulso do "Big Brother 3".

Recorde aqui os casais dessa edição.

Zélia — "Big Brother 4" (2004)

Depois de alguns anos com edições especiais, com a participação de celebridades, o formato regular do "Big Brother" regressou em setembro de 2004.

Zélia, 26 anos, residia em Linda-a-Velha e era a única concorrente com uma licenciatura — em Sociologia — da quarta temporada, mas acabou por abandonar o jogo ao fim de uma semana.

Zélia Big Brother 4
Zélia foi a primeira concorrente expulsa do "Big Brother 4".

Recorde Sister, a porca do "Big Brother 4", aqui.

Depois de uma pausa no que respeita a reality shows, a aposta da estação de Queluz de Baixo foi a "Casa dos Segredos", que esteve em exibição entre 2010 e 2018. Recorde os primeiros concorrentes a sair do reality show.

Mário — "Casa dos Segredos 1" (2010)

Mário e Renato secret story 1
Mário e Renato, os gémeos da "Casa dos Segredos 1". créditos: Facebook

A primeira edição do "Secret Story" foi apresentada por Júlia Pinheiro e foi o último projeto da apresentadora na TVI, antes de ir para a SIC.

Mário vivia na Pontinha, tinha 26 anos e o seu segredo era em conjunto com outro concorrente, Renato: "Tenho um irmão gémeo na casa". A passagem pelo reality show foi bastante curta, tendo sido o primeiro jogador a despedir-se da Voz, em outubro de 2010. Já o irmão, permaneceu em jogo até ao final do mês.

Recorde aqui o momento em que o segredo foi descoberto por Ana Isabel.

Delphine — "Casa dos Segredos 2" (2011)

Teresa Guilherme assumiu a apresentação da "Casa dos Segredos" na segunda edição.

Delphine tinha 19 anos e estudava para ser freira quando participou, em setembro de 2011. A jovem acreditava que essa era a sua vocação e entrou no jogo com esse segredo, mas acabou por ser expulsa no final da primeira semana.

Depois de ter saído do reality show, a vida trocou-lhe as voltas e acabou por se apaixonar. Em 2016 ficou noiva, casou-se dois anos depois e engravidou em 2019, sendo já mãe de uma menina.

Recorde aqui o vídeo de apresentação de Delphine na "Casa dos Segredos 2".

Tracy — "Casa dos Segredos 3" (2012)

Da ilha de Jersey, no Canal da Mancha, para a terceira edição da "Casa dos Segredos", com apenas 18 anos Tracy desejava entrar no mundo da moda. Participou no reality show para provar que não era "snob", característica que as raparigas inglesas lhe atribuíam.

A jovem foi expulsa ao fim de poucos dias no programa, em setembro de 2012 e não chegou a revelar o seu segredo: ser prima (em segundo grau) de Cristiano Ronaldo. Quase dez anos depois de se ter dado a conhecer ao público português, tem um filho, Lorenzo, de 7 anos.

Veja aqui o vídeo de apresentação de Tracy na "Casa dos Segredos 3".

Yana — "Casa dos Segredos 4" (2013)

Yana nasceu na Ucrânia e veio para Portugal com 14 anos. Tinha 22 anos e residia em Campo Maior quando participou na "Casa dos Segredos 4".

Licenciada em Design de Moda, quis participar no programa para provar que nem todas "as pessoas de leste" — como apelidou, na altura — trabalham como empregados domésticos ou pedreiros. O seu segredo no jogo era nunca ter conhecido o pai.

A jovem abandonou o reality show logo na primeira semana, em outubro de 2013 e, no ano seguinte, participou numa versão ousada do tema infantil "Atirei o Pau ao Gato".

Recorde aqui o vídeo de apresentação de Yana na quarta edição da "Casa dos Segredos".

Célia e Vítor — "Casa dos Segredos 5" (2014)

Célia não aguentou a pressão do jogo e desistiu da quinta edição da "Casa dos Segredos". Natural de São Miguel, participou no reality show com 22 anos e não tinha objetivos para o seu futuro profissional. "Não faço nada, nunca fiz, nem quero fazer" foi a frase que marcou o seu vídeo de apresentação. Concorreu com o segredo "tenho um transtorno obsessivo compulsivo"

No mesmo dia em que Célia se despediu da Voz, em setembro de 2014, também Vítor abandonou o jogo, mas expulso pelos portugueses. Tinha 20 anos, residia no distrito de Vila Real e trabalhava como pedreiro, bombeiro voluntário e modelo. O seu segredo era ter-se envolvido com a mulher do melhor amigo.

Veja aqui os melhores momentos da prestação de Célia e aqui a expulsão de Vítor.

Catarina — "Casa dos Segredos 6" (2016)

Catarina
Catarina foi a primeira concorrente expulsa da "Casa dos Segredos 6". créditos: Instagram

"Atropelei a minha mãe e ela não sabe" era o segredo de Catarina. Quando o revelou, na gala em que foi expulsa, contou que a mãe, por ter desmaiado no momento, achava que tinha sido uma amiga a bater-lhe com o carro. Catarina pediu desculpa, em direto, mas não mostrou arrependimento.

Na altura em que participou na "Casa dos Segredos", a jovem tinha 23 anos, morava em Matosinhos e trabalhava numa loja de roupa. Entrou no reality show no primeiro dia, mas foi expulsa ao fim de uma semana, em setembro de 2016.

A "Casa dos Segredos 6" foi a última edição do formato que Teresa Guilherme apresentou.

Recorde aqui a concorrente.

Margarida — "Casa dos Segredos 7" (2018)

Conduzida por Manuel Luís Goucha, a "Casa dos Segredos 7" foi a última edição do formato.

Margarida tinha 35 anos, residia no Barreiro e era conhecida por ser presidente e fundadora do "Clube das Virgens" (criado em 2008), destinado a raparigas que ainda não tinham iniciado a sua vida sexual.

Em 2009, escreveu o seu primeiro livro, uma autobiografia intitulada "Sim, Sou Virgem e Então" e em 2015 lançou o romance "Um Amor e Um Trapézio". O mais recente, "As mulheres o Amor e a Fruta", foi publicado em novembro deste ano.

De acordo com o seu perfil no LinkedIn, onde se mantém ativa, dedica-se à escrita criativa, como freelancer, há mais de 12 anos mas, depois de sair do reality show, em março de 2018, trabalhou alguns meses como colunista na revista "Maria".

Recorde a expulsão aqui.

Fábio —"BB 2020" (2020)

Depois de vários anos de "Casa dos Segredos", o "Big Brother" voltou ao ecrã da TVI no ano que Portugal enfrentou a primeira vaga da COVID-19. Estreou via Zoom, sob a apresentação de Cláudio Ramos e ficou marcado por um painel de concorrentes que trouxeram a debate temas como a homofobia e a sororidade.

Fábio foi o primeiro a despedir-se do jogo, em março de 2020. O concorrente de Loulé tinha 25 anos e o sonho de ser milionário.

Fábio BB2020
créditos: Instagram

Veja os melhores momentos da edição aqui.

Luís — "Big Brother — A Revolução" (2020)

Depois do marcante "BB 2020", Teresa Guilherme regressou à apresentação de reality shows com o "Big Brother — A Revolução". Esta edição contou com três saídas logo na primeira semana: por ordem cronológica, Luís, Bruno e Ruben.

Quando entrou no programa, Luís tinha 26 anos e era professor de desporto, área na qual se mantém. Por vontade própria, abandonou o jogo a 18 de setembro de 2020, tendo sido o primeiro a dizer adeus à mansão da Ericeira. No dia seguinte, Bruno foi pelo mesmo caminho. Natural de Espinho, também da área do Fitness, concorreu com 27 anos, mas acabou por desistir do jogo poucos dias depois de ter entrado.

Ruben foi o primeiro expulso da edição, a 20 de setembro de 2020. Residente em Olhão, tinha 26 anos quando participou.

Veja aqui um dos episódios mais marcantes da edição.

Anuska — "Big Brother — Duplo Impacto" (2021)

Anuska Big Brother A Revolução
créditos: Instagram

"Big Brother — Duplo Impacto" juntou não só os concorrentes das duas edições anteriores, como também os apresentadores. Cláudio Ramos e Teresa Guilherme conduziram a edição, que estreou em janeiro de 2021.

Anuska, irmã de Iury do "BB 2020", foi a novidade do painel de candidatos à vitória. Deixou a casa do "Big Brother — Duplo Impacto" em janeiro de 2021, mas a sua prestação ficou marcada pela aproximação a Hélder, do "BB 2020". Participou com 24 anos e, tal como a irmã, a ex-concorrente estava ligada aos concursos de Miss, tendo obtido dois títulos no Brasil e na Bulgária.

Apesar da troca de carinhos com Hélder enquanto estava no jogo, o namoro não avançou e, alguns meses depois, apaixonou-se por André Filipe, do "Big Brother — A Revolução", com quem mantém uma relação.

Recorde aqui a saída de Anuska do reality show.

Nuno — "Big Brother 2021" (2021)

Nuno BB2021
créditos: Instagram

De Paio Pires para o "Big Brother", com 29 anos entrou com vontade de competir, definindo-se um "líder nato", mas não se conseguiu destacar entre os colegas. Luís foi nomeado logo na primeira semana e acabou por ser expulso pelos portugueses, em setembro de 2021.

Sondagem "Big Brother". Que nomeado deve abandonar o jogo?
Sondagem "Big Brother". Que nomeado deve abandonar o jogo?
Ver artigo

Apesar da curta passagem pela casa da Malveira, Nuno desenvolveu uma grande cumplicidade com Ana Soares e acreditou logo na relação entre Joana Schreyer e Ricardo Pereira.

Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha são os apresentadores desta edição, cujo vencedor será conhecido no final de 2021.

Recorde aqui a expulsão de Nuno.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.