A nova edição do “Big Brother” estreia já no próximo dia 12 de setembro, mas o mais conhecido reality show transmitido em Portugal estreou-se em 2000 e revolucionou a televisão nacional.

Teresa Guilherme foi a escolhida para apresentar o formato, mas na edição que assinalou os 20 anos do programa em Portugal, Cláudio Ramos assumiu o papel. Após um "Duplo Impacto" com os dois apresentadores, só o "Big Brother" sabe quem vai conduzir a edição deste ano.

A propósito de mais uma edição do programa, quase a chegar à antena da TVI, a MAGG escolheu dez momentos marcantes do formato em Portugal. Preparado?

Nova edição do “Big Brother” já tem data marcada. Saiba quando é a estreia
Nova edição do “Big Brother” já tem data marcada. Saiba quando é a estreia
Ver artigo

"O pontapé"

Quem segue o “Big Brother” desde a primeira edição, certamente recorda este episódio. Durante o ensaio para uma peça de teatro, os concorrentes exaltaram-se e envolveram-se numa discussão que culminou com Marco a dar um pontapé na cadeira em que Sónia estava sentada, fazendo-a cair.

A atitude levou à expulsão do concorrente e foi notícia de abertura do "Jornal Nacional", na TVI.

A relação entre Marta Cardoso e Marco 

Marco, conhecido por ter uma personalidade que alternava entre o agressivo e o cómico, e Marta, vista como a concorrente com mais maturidade, viveram um amor dentro e fora da casa. O casal foi o primeiro a, assumidamente, ter relações sexuais num programa de televisão e o seu casamento foi transmitido em direto, para todo o País.

Estiveram juntos sete anos e tiveram um filho, mas acabaram por se separar.

"Big Brother" estreia via Zoom e sem público

Num ano em que o mundo se adaptou a uma nova realidade, face à pandemia de COVID-19, o “Big Brother 2020” não foi exceção.

Antes de entraram na casa, os participantes desta edição cumpriram um período de isolamento, comunicando entre si via Zoom. Sem público em estúdio — situação que se manteve durante várias galas — o "BBZoom" estreou em março do ano passado, apresentado por Cláudio Ramos e com os concorrentes em videochamada.

Recorde um dos diários do com os concorrentes em confinamento, apresentado por Mafalda Castro.

"Noéeeeeelia!"

Depois de duas semanas em quarentena, os concorrentes entraram na casa eufóricos. Devido à dificuldade em comunicar com os concorrentes, Cláudio Ramos pediu, várias vezes, silêncio. "Vocês são indisciplinados, parecem meus filhos", brincou o apresentador.

Cláudio Ramos exaltou-se e chamou, repetidamente, por Noélia, momento que se tornou viral e inspirou paródias nas redes sociais.

Atitudes polémicas de Hélder 

Hélder foi protagonista de vários episódios polémicos na sua passagem pelo reality show. Logo na primeira semana da casa do “Big Brother 2020”, foi sancionado por comentários homofóbicos e sexistas durante conversas com os colegas. “Prefiro ser mulherengo do que ser...”, disse Hélder apontando para Edmar, sem pronunciar a palavra “homossexual”.

No momento da sanção, Hélder pediu desculpa e reconheceu não ter tido intenção de magoar ninguém, nem julgar o colega. “Não é incomodar. Se eu estiver sozinho, não me incomoda. Mas, se calhar, com um filho... Faz-me confusão, mas é a vida deles”, confessou, já depois de ter sido nomeado pelo “Big Brother.”

Ainda nesta edição, viveu momentos de tensão com Ana Catharina por se ter encostado à concorrente, sem que esta o permitisse. O concorrente participou, também, no “Big Brother - Duplo Impacto”, tendo sido expulso após recriar saudação nazi. Veja o vídeo.

Ana Catharina recusa-se a nomear mulheres

Quando entrou para a casa, Ana Catharina explicou que não queria, nem tencionava, nomear mulheres. Ao ser confrontada com a nova regra imposta pelo “Big Brother”, segundo a qual não poderia nomear nenhum colega do sexo masculino, a concorrente recusou-se a nomear e disse que preferia sair.

Rui Pedro provoca "Big Brother" para ser expulso 

Os atritos entre Rui Pedro e Joana Albuquerque marcaram o “Big Brother – A Revolução” e “Big Brother – Duplo Impacto". Rui Pedro manifestou, diversas vezes, a sua intenção de “massacrar” a concorrente no jogo e acusou-a de ser “mentirosa”, “mimada” e “mal educada”.

Na primeira edição em que participou, Rui Pedro, além de ter tido comportamentos que o Big Brother considerou “exagerados”, tentou organizar uma estratégia para ser expulso ou ficar nomeado, tendo acabando por desistir do jogo.

Joana confessou que se sentiu vítima de bullying e, já fora da casa do “Big Brother”, afirmou ter sido ameaçada por Rui Pedro, situação que avançou para tribunal.

Recorde a conversa com Teresa Guilherme, na semana seguinte a ter abandonado a casa.

Comportamentos descontrolados de André Filipe 

André Filipe foi expulso por desrespeitar as regras da casa. Apesar dos sucessivos alertas do Big Brother, o concorrente danificou as luzes da piscina, arrancou fichas elétricas, partiu um espelho, pontapeou e riscou paredes, atirou bancos e colocou um extintor dentro da piscina.

Depois de abandonar o jogo, André Filipe foi internado no Hospital de São José com um surto psicótico.

A Pipoca Mais Doce ameaça abandonar o programa

Em dois momentos do "Big Brother - Duplo Impacto", Ana Garcia Martins manifestou intenções de deixar o "Big Brother".

A gala de 10 de janeiro iniciou-se com um comentário da influenciadora a recordar insultos dos concorrentes a Pedro Crispim."Acha-se uma estrela", atirou Joana Diniz. "É ressabiado", acrescentou Teresa. Helena Isabel completou. "Acho que é um homem bonito, mas aquilo que diz e tudo mais, transforma-o numa pessoa feia."

"Podem acusar-nos de tudo enquanto comentadores, mas não podem dizer-nos que os julgamos com base na cor, raça ou orientação sexual. Por isso, do lado deles, isso também não pode acontecer", disse A Pipoca Mais Doce, ameaçando que, caso os concorrentes não fossem sancionados, aquela seria a sua última gala.

O segundo episódio ocorreu quase um mês depois, quando Teresa, ex-concorrente do "Big Brother 2020", insultou chamou Ana Garcia Martins. A influenciadora exigiu um pedido de desculpa em direto e, como tal não aconteceu, a mãe de Tierry foi expulsa da gala.

Os apoiantes de Ana Garcia Martins revoltaram-se nas redes sociais, ameaçando não voltar a assistir ao programa caso a comentadora do reality show, efetivamente, o abandonasse.

Veja o momento.

#SAVANA 

Joana Albuquerque e Bruno Savate apaixonaram-se no "Big Brother - Duplo Impacto". O casal "SAVANA" gerou uma onda de apoiantes, que acabou por levar os concorrentes ao primeiro e segundo lugares, respetivamente.

Acusada de ser fria e não mostrar sentimentos no "Big Brother - A Revolução", Joana mostrou um lado mais frágil no "Duplo Impacto". Savate, conhecido por levar as "namoradas da casa" à final, acabou por se apaixonar pela jovem de Cascais.

A relação que começou com uma cumplicidade visível entre ambos, terminou a ser chamada de "tóxica" nas redes sociais. Marcada pelos momentos de ternura, mas também pelas discussões e desabafos com o "Big", o casal viveu uma paixão que teve início e fim dentro da casa. Em diversos momentos, os apoiantes de Joana acusaram Gonçalo Quinaz e Noélia de "fazer a cabeça" a Bruno Savate, persuadindo-o a afastar-se da companheira.

Assumindo-se "exausta" por participar em duas edições tão próximas uma da outra, a vencedora do "Big Brother - Duplo Impacto" desabou, várias vezes, em lágrimas em frente aos colegas e nas galas em direto. Apesar de toda a polémica criada em torno do ex-casal, "SAVANA" marcou os fãs do reality show e, para muitos, a dúvida permaneceu: terá sido amor ou jogo de interesses?

Assista ao vídeo e recorde uma das discussões que abalou a relação.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.