Se não é fã de ginásios ou de treinar em ambientes fechados no geral, saltar à corda pode ser uma boa forma de começar a implementar a atividade física no seu dia a dia. Este exercício é capaz de queimar uma grande quantidade de calorias se for feito de forma consistente, e os resultados têm sido deixados por vários internautas no TikTok, que mostram o seu progresso ao conseguirem perder volume após terem tornado o salto à corda numa prática diária.
Mike Matthews, personal trainer certificado e autor do livro "Muscle for Life: Get Lean, Strong, and Healthy at Any Age!" (Músculo para a vida: Fique mais definido, forte e saudável a qualquer idade), é um defensor desta versátil forma de praticar exercício físico, que considera que se pode aplicar em qualquer rotina de treino, escreve a Nike.
De acordo com o especialista, pode saltar a um ritmo lento e constante se pretende fazer exercício de baixo impacto, ou "aumentar a intensidade com técnicas" se pretender uma sessão de treino mais intensa. "Para além disso, se tiver pouco tempo e estiver à procura de um treino eficaz de corpo inteiro, saltar à corda é uma excelente solução", afirma o personal trainer.
Porém, se já há uns anos que não pega numa corda, saiba que deve ter em atenção alguns detalhes, nomeadamente o comprimento da mesma em relação à sua altura. "Coloque os dois pés no meio da corda, depois segure em cada pega com as mãos e puxe a corda até ao peito com os braços direitos. Se o fim da corda (a parte em que a corda encontra a pega) chegar às suas axilas, a corda tem o comprimento ideal", explica Matthews. Para além disso, deve procurar uma superfície sólida e plana para saltar.
Existem vários treinos pelas plataformas digitais para que se divirta, trazendo de volta a criança que há em si, ao mesmo tempo que faz exercício físico. Entre 10 a 20 minutos, para que não lhe ocupe muito tempo diariamente, deixamos uma seleção de cinco sugestões para que comece já a praticar.