Portugal não está numa boa posição, mas o cenário pode mudar com a assinatura de um pacto cujo objetivo não é acabar com o plástico, mas com "tudo o que é descartável”.
Em Israel, há quem use a imagem da ativista sueca de 17 anos para lembrar o quão errado é usar plástico descartável. O movimento até já tem um nome: "Greta-shaming"
A iniciativa tem como objetivo levar as pessoas a apostar no comércio local, adotar novas práticas de consumo mais sustentável e aprender a comprar só aquilo que é essencial.
As temperaturas da água do mar bateram todos os recordes em 2019. Desde 1970 que mais de 90% do calor do aquecimento global foi absorvido pelos oceanos.
Em nome da sustentabilidade, a ementa servida aos atores de Hollywood será vegan. Há também um esforço para diminuir a utilização de plástico durante a cerimónia.
Esta marca portuguesa de amenities cria produtos com matérias-primas 100% nacionais e naturais. Além disso, recusa o plástico e recorre apenas a frascos de vidro.
O maior estudo focado no fenómeno mostrou que hoje existem 700 pontos nos oceanos com níveis de oxigénio muito baixos — na década de 60 eram apenas 45.
Preferem fazer 25 horas de comboio a três horas de avião, dizem não à comida servida a bordo e há mesmo quem tenha optado por nunca mais sair do lugar. Tudo em nome do planeta.
Há cada vez mais pessoas que sofrem com as alterações climáticas e preocupam-se com a falta de medidas da sociedade e dos governos. E isto está a deixá-las deprimidas.
Com dez frascos e uma despensa a pedir reposição dos alimentos em falta, fomos a lojas de venda a granel. Pegámos nos talões e fizemos as contas. Veja o resultado.
Sara vai casar com um vestido de 1977 e o fato do noivo já tem três anos. Joana doou a comida que sobrou aos convidados e a instituições. Estes são alguns dos truques zero waste.
Andreas Noe é alemão, mas quer limpar Portugal como nunca ninguém o fez. Começa em Lisboa, com a recolha de beatas do chão, numa ação aberta a todos os que queiram participar.
O The Ethical Assembly põe à conversa mais de 30 conferencistas dispostos a debater a sustentabilidade do planeta. Mas também há workshops, exposições e até uma festa.
Tem desde sushi a refeições vegan. A app acaba de chegar a Portugal e quer dar destino aos alimentos que por cá vão para o lixo — o valor anual está em um milhão de toneladas.
Vai ser adicionado um novo ecoponto para a reciclagem de materiais biodegradáveis. Vão chegar em menos de cinco anos a todos os países da União Europeia.