O mês de novembro começou com uma sanção na casa do "Big Brother". Ricardo Pereira perdeu a liderança e recebeu uma nomeação direta, após ter insinuado ter desempenhado contactos físicos não consentidos com a companheira, Joana, enquanto esta dormia.

Ricardo sancionado após insinuar contactos físicos sem o consentimento de Joana
Ricardo sancionado após insinuar contactos físicos sem o consentimento de Joana
Ver artigo

O reality show regressou à TVI durante o primeiro confinamento, com o "B 2020". Seguiram-se "Big Brother — A Revolução" e "Big Brother — Duplo Impacto" e os três ficaram marcados por polémicas e advertências aos participantes. Depois da primeira sanção marcante na edição atual, a MAGG reuniu 12 episódios dos programas dos últimos dois anos, que resultaram em castigo.

Comentários homofóbicos e sexistas de Hélder Teixeira ("BB 2020")

Hélder foi protagonista de vários episódios polémicos na sua passagem pelo reality show. Logo na primeira semana da casa do "Big Brother 2020", foi sancionado por comentários homofóbicos e sexistas durante conversas com os colegas. "Prefiro ser mulherengo do que ser...", disse, apontando para Edmar, sem pronunciar a palavra "homossexual".

No momento da sanção, Hélder pediu desculpa e reconheceu não ter tido intenção de magoar ninguém, nem julgar o colega. "Não é incomodar. Se eu estiver sozinho, não me incomoda. Mas, se calhar, com um filho... Faz-me confusão, mas é a vida deles", confessou, já depois de ter recebido uma nomeação direta pelo anfitrião da casa e, numa votação à parte da que já se encontrava a decorrer, os portugueses optaram pela sua permanência no jogo.

O ex-concorrente teve, ainda, uma atitude sexista com Jessica Nogueira, durante uma gala do "BB 2020", no confessionário.

Veja aqui o momento.

Contacto com o exterior, comentário polémico, discussão com Noélia e desistência de Sónia ("BB 2020")

No "Big Brother 2020", Sónia quebrou as regras do formato ao falar com o namorado, Vítor, que se encontrava no exterior da casa e foi penalizada com uma nomeação direta. Na altura, reagiu mal, revoltou-se e quis desistir, mas acabou por permanecer em jogo.

Num segundo momento, um mês depois, Sónia encontrava-se no jardim com alguns colegas, a comentar um avião de apoio a Daniel Monteiro, assinado pelos fãs do Brasil. Após afirmar que Daniel ia ter muitas brasileiras atrás de si, proferiu uma frase que foi encarada como xenófoba e bastante criticada nas redes sociais: "Ai, olha que elas são de uma raça… Elas são da favela."

O Big Brother retirou a liderança à concorrente, deixando-a automaticamente nomeada. Além do comentário, o anfitrião da casa explicou que o castigo também teve que ver com a recusa em pedir desculpa a Noélia pela atitude agressiva num desentendimento. Tanto Sónia como muitos colegas ficaram incrédulos e, após muitas lágrimas e indignações, a concorrente acabou por desistir do jogo.

Recorde aqui o momento.

Comportamento agressivo de Pedro Soá ("BB 2020")

Durante uma discussão com Teresa Silva, por causa de iogurtes, Pedro Soá exaltou-se, disse vários palavrões e chegou mesmo a atirar um microfone para o chão.

Apesar de se ter arrependido e ter pedido desculpa à colega, acabou por ser expulso do "BB 2020"por ter desrespeitado as regras do jogo com a atitude violenta e intimidação verbal.

Recorde aqui o momento.

Teresa conversou com o marido no exterior da casa ("BB 2020")

Após a saída de Pedro Soá, Teresa respondeu ao marido, Jorge, que, do exterior da casa do "Big Brother", lhe pediu para sair. Como já estava nomeada, a mãe de Tierry Vilson ficou impedida de ser líder na semana seguinte, caso fosse poupada pelos portugueses.

A sanção foi aceite sem espanto por parte de Teresa, que teve consciência do erro que cometeu, dois dias depois de Sónia.

Veja aqui.

Agressividade de Carina com Sandra e com Pedro Fonseca ("Big Brother — A Revolução")

No "Big Brother — A Revolução", Carina foi sancionada por duas vezes por comportamentos agressivos. Primeiro foi com Sandra, mãe de Jéssica Fernandes, com quem se envolveu numa discussão acesa, pautada por gritos e insultos. Como consequência, foi impedida de participar na prova do líder e, consequentemente, de receber imunidade.

Um mês depois, o arrufo foi com Pedro Fonseca. Carina perdeu o controlo, deu um pontapé numa cadeira e ameaçou o colega. Na mesma semana, Jéssica Fernandes, depois de se ter chateado com Renato, atirou várias garrafas na direção do companheiro. Ambas foram sancionadas pelos comportamentos agressivos, ficando impedidas de ser líderes e recebendo nomeações diretas.

Recorde a discussão entre Carina e Pedro aqui.

Ataque verbal de Rui Pedro a Joana Albuquerque ("Big Brother — A Revolução")

Os atritos entre Rui Pedro e Joana Albuquerque marcaram tanto o "Big Brother – A Revolução" como o "Big Brother – Duplo Impacto". Rui Pedro manifestou, diversas vezes, a sua intenção de "massacrar" a colega no jogo e acusou-a de ser "mentirosa", "mimada" e "mal educada".

Na primeira edição em que participou, além dos comportamentos "exagerados" — assim apelidados pelo Big Brother — tentou organizar uma estratégia para ser expulso ou ficar nomeado. Depois de receber uma nomeação direta e proibição de ser líder, Rui Pedro decidiu abandonar o jogo. 

Enquanto fazia as malas para deixar a casa, o concorrente tapou as câmaras, alegando que, por já não ser um jogador, não aceitava ser filmado.

Veja aqui o momento da sanção.

Surto psicótico de André Filipe ("Big Brother — A Revolução")

A expulsão de André Filipe é impossível de esquecer. Danificar as luzes da piscina, arrancar fichas elétricas, partir um espelho, pontapear e riscar paredes, atirar bancos e colocar um extintor dentro da piscina foram alguns dos comportamentos que, apesar dos alertas sucessivos do Big Brother, ditaram o castigo.

Na casa, todos ficaram estupefactos com a atitude do colega que, depois de abandonar o jogo, foi internado no Hospital de São José com um surto psicótico.

Recorde aqui.

Hélder e a brincadeira com a saudação Nazi ("Big Brother — Duplo Impacto")

Durante uma conversa com Gonçalo Quinaz e Helena Isabel, Hélder Teixeira fez a saudação nazi. Mesmo depois de ser alertado pelos colegas da gravidade do gesto, o concorrente repetiu a brincadeira e foi castigado com uma expulsão.

Todos ficaram surpreendidos, mas Hélder não entendeu a seriedade e gravidade do que havia feito. "Há temas com os quais nunca podemos brincar, correndo o risco de os desvalorizar e banalizar. O gesto que fez simboliza milhões de mortos", justificou o soberano da casa, referindo, ainda, que, a partir daquele momento, deixava de "haver espaço" para Hélder na mansão da Ericeira.

Veja aqui.

Bernardina, Pedro e Sofia dão informações do exterior ("Big Brother — Duplo Impacto")

Bernardina, Pedro e Sofia entraram na casa do "Big Brother — Duplo Impacto" já o jogo decorria, mas não mediram as palavras e acabaram por revelar demasiado.

Habitualmente, os novos residentes recebiam imunidade nas primeiras nomeações, contudo, dado que os três partilharam informações do exterior com os colegas, o Big Brother alterou a regra. Numa votação onde todos os colegas da casa participaram, Pedro foi o escolhido para ficar sem o privilégio. 

Veja aqui o momento da sanção.

Bernardina e Gonçalo Quinaz comunicam com o exterior ("Big Brother — Duplo Impacto")

Bernardina respondeu a gritos de familiares, vindos do exterior da casa do "Big Brother — Duplo Impacto" e Gonçalo Quinaz mencionou o código que tinha estabelecido e recebido da família. Por terem infringido uma das principais regras do jogo, os concorrentes foram impedidos de participar na prova do líder, tendo perdido, assim, uma possível imunidade. 

Apesar de ter ficado visivelmente emocionada, alegando que apenas quis saber como estavam os filhos, esta não foi a única vez que a concorrente comunicou com o exterior.

Recorde aqui.

Gonçalo Quinaz fala com o exterior ("Big Brother — Duplo Impacto")

Gonçalo Quinaz anunciou a sua intenção de desistir do "Big Brother - Duplo Impacto" depois de ter ouvido familiares e amigos, no exterior, a pedir que o fizesse.

Após um longo período no confessionário, onde recebeu informações sobre os motivos na base da deslocação dos entes queridos à Ericeira, o empresário ponderou e escolheu permanecer no jogo. Assim sendo, recebeu uma nomeação direta por quebrar regras do programa.

Algumas semanas mais tarde, Gonçalo Quinaz não resistiu ao cansaço e saudades e, após várias indecisões, acabou, mesmo, por desistir.

Veja aqui a penalização.

Joana e Bruno Savate falam em código ("Big Brother — Duplo Impacto")

O ex-casal "Savana" protagonizou vários momentos polémicos no "Big Brother — Duplo Impacto", mas também foi castigado. Depois de terem conversado em código, tirado os microfones e sussurrado, Joana Albuquerque e Bruno Savate receberam uma nomeação direta e não puderam participar na prova do líder.

Ao ser confrontado com as imagens, Savate pediu desculpa e responsabilizou-se pela infração, mas o castigo foi aplicado aos dois.

Recorde aqui.

Ana BarbosaAna MorinaAntónio BravoFábio FaíscaFelicidade SáJoana Schreyer e Ricardo Pereira são os concorrentes da edição de 2021 em risco de expulsão no próximo domingo, 7 de novembro. Como já é habitual, a MAGG abriu uma sondagem para saber quem é que os leitores preferem eliminar do jogo.

Responda à sondagem aqui.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.