Sou das que, em viagem, marca primeiro o restaurante e só depois o hotel. Até porque se for para montar tenda, estou pronta. Não me ponham é a comer mal.
É por isso que, ainda que tenha começado nas hard news do jornal i e do semanário Sol, é na MAGG que escrevo sobre o que nos une à mesa.
Digo não à carne, ao plástico e aos fretes. Deem-me um caril de grão, um bom livro e uma boa conversa e têm-me por inteiro.
A SIC decidiu pôr os homens a organizar um casamento e aque-d'el-rei que está feita a desgraça. Os domingos à noite são agora de amor e drama, os ingredientes para qualquer bom casamento.
A premissa é simples: ao contrário do que é habitual, desta vez é o noivo a organizar o casamento. O orçamento e o timig são apertados e a confusão instala-se, como se quer.
Nesta cozinha mista cabem todos os novos projetos vegan da cidade. Para já, conte com comida italiana, argentina e paquistanesa, mas prepare-se para novidades.
De dia há DJ set e à noite é a vez do fado. À mesa tanto chegam pizzas como queijos e enchidos. O Maus Hábitos não para de surpreender e prepara-se para uma série de concertos na Feira do Livro do Porto.
Fica perto do Marquês de Pombal, mas parece um jardim. Muitas plantas, espaço exterior e comida daquela que nos deixa indecisos: comemos ou fotografamos?
Shalom e Karin adoram viver em Portugal, mas ainda não tinham conseguido ir comer fora quando o assunto é carne. Abriram um restaurante em Lisboa onde a comida segue as regras judaicas, e preparam uma festa do Médio Oriente à mesa.
Abriu em Cascais para provar que "vegetariano não come só alface", como diz a proprietária. Oferece opções de junk food e uma linha de congelados para continuar a festa em casa.
Pizza à fatia, cerveja artesanal da Musa e gelados da Unico. Na Pizza Emília, os ingredientes são pensados ao pormenor e a matéria prima chega de Itália.
Não há vira, cortejos nem procissões. As festas que enchem o Norte de gente estão em stand by e as regras são outras: não há ajuntamentos e só as missas se mantêm.
Vendem bijuteria e acessórios femininos, mas também servem bowls de açaí, tostas e cocktails. No Pipe Coffee senta-se toda a gente, até quem não passa sem uma taça de cereais de manhã.
Portimão recebe o festival Arrebita que pretende dar novo estímulo não só aos negócios locais mas à gastronomia da região. Alguns dos melhores chefs do País vão lá estar.
O restaurante The Green Affair lançou um menu especial com sushi 100% vegetal. Para já esta especialidade está disponível apenas no espaço do Chiado e, dentro do combo, pode escolher entre peças frias ou quentes
A chef e food stylist Joana Limão ruma ao Porto para tomar conta da cozinha do Manna. O menu é vegan e lança a rentrée de um dos restaurantes-sensação deste ano.
Em ano de se aproveitar o que é nosso, o País acordou para esta região de paisagens incríveis e boa comida. Reunimos as melhores dicas das vilas e cidades do Alto Minho e contamos-lhe tudo.
Andreas é alemão, mas vive em Portugal há três anos e é um dos maiores ativistas ambientais do País. Todos os dias apanha lixo das praias e agora decidiu ir mais longe: andar durante 60 dias a recolher detritos das praias portuguesas.
As bowls cheias de verde e os acompanhamentos fora da caixa são já marca diferenciadora deste restaurante do Parque das Nações. Agora, além de almoços e jantares, volta a servir pequenos-almoços.
Todas as mulheres (incluindo transgénero) têm direito a tirar dez dias por ano caso sintam que a menstruação as incapacita ao ponto de não conseguirem trabalhar. A ideia é desmistificar o tema, mas há quem ache que pode evidenciar as diferenças de género.
Começaram por marcar presença em eventos, mas agora então em Campo de Ourique e, em breve, também em Belém e Saldanha. Vendem batatas fritas, mas também chamuças e asinhas de frango. Tudo comida de conforto.
O novo espaço fica no Beato e trata-se de um pop up a funcionar até Outubro. No entanto, há planos de continuar a festa por aqui, numa alternativa a todos os espaços fechados pelo COVID-19 em Lisboa.